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10 dicas de planejamento de marketing de conteúdo

10 dicas de planejamento de marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é do que o centro da estratégia digital. É a maneira de engajar o público e crescer na rede por meio de conteúdo relevante. É o combustível do inbound.

O que é conteúdo relevante? Tudo que é útil para o público alvo.

Como fazer isso? A partir de um planejamento e de um conteúdo leve e atrativo.

Sim, tudo isso, afinal, tem milhares de pessoas fazendo exatamente a mesma coisa e se você quiser ganhar essa concorrência vai ter que trabalhar muito.

Pense da seguinte forma:

Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google e outros buscadores procuram indexa-la de modo que seja encontrada por quem procura. Mas existem milhares e milhares de páginas sendo publicadas todos os dias e a todo momento. O Marketing de conteúdo é a estratégia para você driblar a concorrência e se posicionar na primeira página.

Você já parou para pensar em tudo que acontece entre digitar a pesquisa até clicar nos resultados? É nesse intervalo que se hospeda o segredo do sucesso nas buscas.

Rastreamento, indexação e exibição de resultados

Esses são os três principais responsáveis pelo retorno das pesquisa. O rastreamento é o processo em que os robôs do Google (chamado de Googlebot) identificam as páginas para enviar ao índice do buscador. Para isso, os robôs usam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas.

O que é inbound marketing?

É o marketing de atração, o método usado para cativar o cliente, e não ao contrário. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Então, é uma técnica de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa, transformar seu negócio referência em determinado assunto e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Troque Backlinks

Backlinks são links de entrada e inbound links, ou seja, links que apontam para o seu site. Quando alguém cita o seu site em outro site. Isso representa que o seu conteúdo tem relevância e está sendo citado por outras pessoas. É um dos fatores que determinam o PageRank de uma determinada pagina na web. Quanto mais backlinks você tiver, maior será a sua credibilidade e popularidade perante os motores de busca.

Preparamos umas dicas que são fundamentais para o bom rankeamento da sua plataforma a partir de técnicas Google e criação de conteúdo:

1 – Tenha o domínio sobre o que é Marketing de conteúdo

O Google enxerga como parceiro aquele site que gera conteúdo para pesquisa.

Quanto mais conteúdo melhor. Estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site consiga um lugar na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir alcance e um bom posicionamento.

Afinal, a concorrência pelas posições nos buscadores está cada vez maior com as empresas e instituições vivenciando esse período de transformação digital.

O Marketing de conteúdo é a sua melhor ferramenta de engajamento. Você cria assuntos relevantes e de interesse do público, tem a liberdade de criar o quanto quiser. Mas tome alguns cuidados, certifique-se de que seu conteúdo é relevante e que vai atrair a atenção do público alvo.

2-  Planeje seus objetivos

Essa deve ser a etapa mais importante de todo o processo, é saber onde quer chegar. Definir o que você quer trabalhar e para quem. Nesse ínterim estabeleça seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Primeiro vem o foco principal, a ponta do iceberg. Peter Drucker, o pai da administração moderna, disse “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Essa citação por si provoca muitos insights do que eu poderia dizer aqui, mas esse momento é só seu.

Seja visionário (a), criativo (a), é a hora de ser o mais ambicioso (a) possível. Imagine o TOPO, o mais alto onde deseja chegar. Depois traceje os caminho e aí sim você constrói o primeiro degrau.

Para cada novo degrau você desenha um planejamento e trabalha com o melhor de si e com muita persistência. Haverão barreiras no caminho, haverão pessoas nessas barreiras, mas tudo isso é picuinha por que você tem um objetivo, seja humilde e siga em frente. É esse o segredo do sucesso!

3 – Conheça seu público

A palavra Flerte está de volta! Afinal, você quer ganhar muitos corações a cada clic, é isso? Se a resposta for não, reveja o item acima (emoji de carinha indignado).

Desenhe a sua persona, tenha em mente o perfil de público que você quer atingir. Eu tenho duas personas, uma é mulher e a outra é homem. Ambas têm características parecidas, são antenadas, conectados e empreendedoras, eles estão sedentos por novidades e querem andar com suas próprias pernas. Eles estão pensando no futuro e como a tecnologia digital é importante, mas eles também sabem que está na hora de começar. Ela é bonitinha, mas ele é um gato, forte, moreno de olhos azuis. (emoji de risos/emoji de carinha envergonhada).

A partir do momento que você conhece a sua persona, comece a procurar onde ela está. Veja grupos de interesses nas redes sociais, use ferramentas como por exemplo o Google Trends, ele mostra termos de pesquisa populares e as suas tendências num passado recente. Tem também o SEMrush, é uma ferramenta de web analytics responsável por entregar dados consolidados sobre buscas de usuários e posicionamento, ele é pago, mas é muito bom. Outro exemplo é o Audience Insigth, mais focado em redes sociais ele faz análises  das informações demográficas, geográficas, de consumo e de estilo de vida de seu público, além das páginas que curtem..

Saiba onde sua persona está, por onde ela anda. Investigue que o gosta, quais são suas dores, o que faz para se divertir, onde trabalha. Comece a flertar com ela, vá conhecendo aos poucos, pratique relacionamento, provoque feedbacks. Entre em grupos focais, faça testes de afinidade com anúncios (vamos ver ADS mais adiante).

4 – Planeje suas Palavras-Chave

Ao tempo que você busca a sua persona, também vai ter a sensibilidade de perceber/visualizar as palavras-chave de maior relevância, as mais procuradas pela sua persona.

Fiz uma pesquisa agora, vejam o exemplo, são três palavras chave que estão relacionadas uma a outra dentro do Marketing de conteúdo. Mas uma delas se destaca nas buscas, nesse contexto isso significa que, quando falo dos três assuntos, o de maior relevância é SEO.

Veja bem, a quantidade de texto a qual nos referimos, é muito mais para o Google do que para o usuário, mas pense que, quanto mais palavras chave você tiver, mais chances de ser visto pela persona.

Existe uma série de otimizações que podem ser feitas no seu site e nos conteúdos dele visando melhorar a experiência do leitor e ter um resultado excelente aos olhos dos motores de busca. Observe as sugestões de pesquisa que o Google te dá. Veja na imagem ao lado. P.s.: salvei essa imagem com o título “marketing salário” (emoji de carinha com expectativa).

Ops, já estava esquecendo, o título das imagens te auxilia na indexação.

5 – Analise a Concorrência

Como estamos testando ferramentas, para você ver como o seu concorrente se comporta, temos mais duas ferramentas gratuitas: https://www.site-analyzer.com/ e https://neilpatel.com/br/seo-analyzer/. É bem divertido lançar o link do seu concorrente e ver como ele está posicionado. Observe como ele está nas redes sociais também, veja como ele se comporta, de que grupos participa, você precisa estar antenado. Mas veja bem, é para observar e fazer melhor, nada de copiar hein! Mantenha a honestidade como pano de fundo.

6 – Saiba como fazer o SEO corretamente

Planejar uma campanha de SEO (→veja o post) é uma tarefa que exige muita paciência e uma habilidade analítica mais apurada, afinal você vai precisar desbancar os sites que já estão lá posicionados.

Se eles estão posicionados lá, existe uma razão e o trabalho de um SEO é identificar o porquê. E com isso, fazer melhor para merecer aquela posição. Mas quer saber? Eu vou contar um segredinho. Eu adoro SEO porque é o único canal em que você pode desbancar grandes empresas mesmo sem  gastar mais do que elas, e como fazer?Com Marketing de Conteúdo! A verdade é que gastar mais não necessariamente traz resultados mais rápidos.

7 – Acompanhe sua audiência (métricas)

Já falamos sobre buscar pela Persona, seu target, e ver como ela se comporta na rede. Mas nessa etapa seu público já está convertido e já está te visitando. Agora é prociso observar como ela se comporta dentro da sua plataforma.

Use a ferramenta do Google Analytics, já indexamos o site, lembra? Agora é hora de observar o engajamento, como as pessoas estão interagindo. Quais os posts foi mais visualizados, os menos, o tempo de permanência do usuário (taxa de rejeição), conversão (quantos migraram de um post a outro). Veja de onde ele se logou, quais os dias e horários de maior engajamento. Use essa experiência para identificar onde está errando e melhore.

Observe, mas vá com calma com as métricas e análises. Use o digital para facilitar a sua vida e para lhe proporcionar mais tempo de laser, para ser feliz, não seja escravo, esse não é o objetivo, monetize o seu tempo!

8 – Promova seu conteúdo

Aqui vai depender do seu planejamento. Em que momento você cria plataformas para divulgar. Eu estou experienciando cada fase, então ainda não criei perfis nas redes sociais, mas usei uma lista de transmissão do whatsapp e rendeu bastante já no primeiro post. Afinal temos que começar contando aos amigos e familiares o que estamos fazendo.

Mas escolha bem para quem você vai contar e deixe claro no final da mensagem que se a pessoa não quer receber suas atualizações você tira ela da lista. Pra mim ninguém pediu, mas é melhor garantir que você não está sendo chato.

9 – Fique atento às novas tendências e novidades

O ambiente está mudando, basta ver nos seus hábitos diários com a inserção do celular, internet e aplicativos que facilitam tanto nossas vidas. As mídias de engajamento são outras e com outros comportamentos. Os programas de TV estão sendo substituídos por aplicativos de filmes e os canais tradicionais ficaram na opção segunda tela.

As pessoas já interagem com seus artistas favoritos através das redes sociais. Os veículos de rádio oferecem interações ao vivo com o ouvinte. Não tocam mais tantas músicas, porque todos já usam aplicativos de músicas e preferem Podcasts com resumos das notícias. Otimizar o tempo no meio dessa enxurrada de informações é importante. Todo comércio e negócios vem junto com esse tsunami. Respeite seu público, ofereça facilidades e não mais um calhamaço de informações. (Ops, “peraí’, esse texto já está bem grandão né? Calma aí, espere só mais um pouquinho, já estamos acabando).

Junto com isso os algoritmos estão sempre se aperfeiçoando e mudando, e isso acontece muito rápido. Hoje estamos aprendendo uma ferramenta a amanhã mesmo ela já atualizou.

10 – Mantenha uma frequência

Tenha um check list diário. Crie uma frequência nas suas publicações, e mantenha-na. Produza hábito para o seu leitor. Observe os horários e dias de maior acesso e flua.

Isso não acontece de um dia para o outro, você tem um público específico e precisa observar ele. Não acredite em fórmulas prontas. Não deixe seu leitor esperando muito tempo pelo próximo post, ele pode perder o interesse, conhece aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Essa é a lógica.

Estude enquanto produz, tem muitas coisas legais na internet para você fazer o seu marketing de conteúdo , só não tente fazer tudo, isso não é necessário. Dê preferência para sites de referência, como cliente é o facilita nossas vidas, como gestores é o que queremos ser!

#fim #UFA

No próximo post vamos tentar ser mais metódicos sobre a etapa de criar o site afinal, ainda estamos nessa…

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