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A importância do Planejamento no Marketing

A importância do Planejamento no Marketing

Marketing de Vendas – As métricas são seu melhor termômetro                            

Com a avaliação dos números e dados das suas redes você terá a visão exata de que nível do funil que você se encontra. O Google Trends e o analytics são seus melhores aliados. Qualquer um pode fazer seu marketing, basta ter estratégia. Mantenha os pés no chão, ordene as ações e analise o que está dando certo e onde você deve melhorar. Estando seus números bons ou não, as ações são as mesmas. Primeiramente, você deve entender que a construção de uma plataforma online leva tempo. O ranqueamento orgânico demora de 4 a 6 meses para começar a dar resultado, dependendo a sua frequência, quantidade e qualidade de conteúdo.

Como acontece a magia das vendas no Marketing

Existe todo um relacionamento por trás de uma venda. Imagine o cliente que está circulando no shopping. Ele está ali por algum motivo e por mais que esteja só passeando, você precisa de técnicas para atrair ele para a sua venda.  Isso vale para o ambiente online, na mesma lógica.

Como você atrai esse cliente despretensioso para a sua loja? Criando gatilhos de marketing! Vitrine, promoções, ofertas, descontos, apresentando novidades, lançamentos, contando histórias que eles se identifiquem. 

E quando o cliente entra na loja? UHmmm, bom sinal, deu Match, e agora? Como interagir? Engajar? Cativar? Seduzir? Como converter esse cliente para a compra? Ou duas compras, ou três.

Você certamente conhece o drama do primeiro encontro. Eu convido ou espero o convite? Onde ir? Comer ou beber? O que vestir? Beijar ou não beijar? Foi bom? Vai rolar outra vez?

Essa lógica, ou não lógica, da conquista, vale para a experiência de compra também. Como conquistar o cliente e convencer ele do quanto o meu produto ou serviço vai lhe fazer feliz. E se ele comprar, ele realmente está saindo satisfeito?  Será que ele vai querer voltar ou indicar a loja a amigos?

Todas essas perguntas têm suas respostas no planejamento, na maneira como você monta seu negócio, na prática de relacionamento, em cativar seu público. Para isso é preciso entender o que ele quer e ter sensibilidade no trato. 

Toda aquela análise de mercado que falamos lá no início do texto está no estágio da atração, aquele que leva o cliente a entrar na loja. A partir do momento que ele entra na loja, ele já tem um objetivo, saiba o que fazer com isso para enfim fidelizar seu cliente.

Método PANFA – a fórmula sedutora do sucesso em vendas

Lembra da música da Xuxa? A de amor, B de baixinho, C de coração … Vamos brincar disso agora.

 P de prospecção – a busca de clientes em potencial.

A de abordagem – depois da “paquera” precisa de um plano argumentativo, ou seja, saber apresentar-se para prender a atenção e continuar encarando o cliente com seu charme e conteúdo.

N de negociação – Quem vende tem que saber lidar com as diferenças encontradas já no prospecção. No começo é sempre mais fácil, com o tempo de relacionamento é que os defeitos começam a aparecer, ou ao contrário disso. O importante é ter sensibilidade e “jogo de cintura” para tratar isso. Portanto, paciência e persistência são imprescindíveis para obter sucesso nas vendas, e no casamento também (risos).

F de fechamento – esse é um momento crucial, é a hora da aliança. É hora de dar aquele “xero no cangote”. hora de condecorar o trabalho realizado. O vendedor deve estar preparado para o sinal de compra e, prontamente “abraçar” a oportunidade.

A de acompanhamento – Primeiro você comemora que conquistou um cliente e depois dá teu jeito de ser fiel a ele. O pós venda requer atitudes que demonstrem dedicação (affff não entendo como alguns homens conseguem ser bons vendedores). É preciso manter o cliente perto de você e não apenas satisfeito.

Como preparar um vendedor?

Quando o cliente não sabe que tem um problema? Se você encontrar essa oportunidade o cliente é seu!

Você conhece o método AIDA, não é? Qualquer vendedor deve conhecer.

É aquela abordagem básica do marketing: ATENÇÃO → INTERESSE → DESEJO → AÇÃO.

Chamar a atenção para atrair o interesse, acionar o desejo e finalizar a compra. É claro que nós sabemos que existe uma série de relações que envolvem esse meio, mas esse é o começo.

Um bom vendedor identifica a jornada de compra já no primeiro contato. Não é preciso experiencia de venda para ter sensibilidade.

No marketing, acima de tudo, precisa conhecer o produto

Imagine-se comprando um carro e o vendedor não sabendo sanar suas dúvidas. A única certeza que você terá nessa hora é de que não vai fechar a compra, não com esse vendedor. Você sabe que está tomando uma decisão importante que demanda de alto investimento, você precisa ter certeza antes de fechar o negócio.

Estudo é algo fundamental para qualquer profissão. Conhecer o produto é algo básico, apresentar os benefícios, convencer o cliente de que esse produto lhe fará feliz. Depois, a abordagem deve ser precisa, confiante, venda como se estivesse comprando, coloque-se no lugar do comprador. Só  assim você obterá sucesso.

Quando comparo o processo de compra e venda com um namoro, um relacionamento é porque é realmente a analogia mais próxima. Entre nessa brincadeira e trate seu cliente como se tivesse acabado de conhecer e vocês estão começando uma relação. Você sabe o que quer, o cliente pode ainda não saber, mas o jogo será, no mínimo, atraente!

BOAS PAQUERAS ☺♥

 

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