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A importância do Planejamento no Marketing

A importância do Planejamento no Marketing

Marketing de Vendas – As métricas são seu melhor termômetro                            

Com a avaliação dos números e dados das suas redes você terá a visão exata de que nível do funil que você se encontra. O Google Trends e o analytics são seus melhores aliados. Qualquer um pode fazer seu marketing, basta ter estratégia. Mantenha os pés no chão, ordene as ações e analise o que está dando certo e onde você deve melhorar. Estando seus números bons ou não, as ações são as mesmas. Primeiramente, você deve entender que a construção de uma plataforma online leva tempo. O ranqueamento orgânico demora de 4 a 6 meses para começar a dar resultado, dependendo a sua frequência, quantidade e qualidade de conteúdo.

Como acontece a magia das vendas no Marketing

Existe todo um relacionamento por trás de uma venda. Imagine o cliente que está circulando no shopping. Ele está ali por algum motivo e por mais que esteja só passeando, você precisa de técnicas para atrair ele para a sua venda.  Isso vale para o ambiente online, na mesma lógica.

Como você atrai esse cliente despretensioso para a sua loja? Criando gatilhos de marketing! Vitrine, promoções, ofertas, descontos, apresentando novidades, lançamentos, contando histórias que eles se identifiquem. 

E quando o cliente entra na loja? UHmmm, bom sinal, deu Match, e agora? Como interagir? Engajar? Cativar? Seduzir? Como converter esse cliente para a compra? Ou duas compras, ou três.

Você certamente conhece o drama do primeiro encontro. Eu convido ou espero o convite? Onde ir? Comer ou beber? O que vestir? Beijar ou não beijar? Foi bom? Vai rolar outra vez?

Essa lógica, ou não lógica, da conquista, vale para a experiência de compra também. Como conquistar o cliente e convencer ele do quanto o meu produto ou serviço vai lhe fazer feliz. E se ele comprar, ele realmente está saindo satisfeito?  Será que ele vai querer voltar ou indicar a loja a amigos?

Todas essas perguntas têm suas respostas no planejamento, na maneira como você monta seu negócio, na prática de relacionamento, em cativar seu público. Para isso é preciso entender o que ele quer e ter sensibilidade no trato. 

Toda aquela análise de mercado que falamos lá no início do texto está no estágio da atração, aquele que leva o cliente a entrar na loja. A partir do momento que ele entra na loja, ele já tem um objetivo, saiba o que fazer com isso para enfim fidelizar seu cliente.

Método PANFA – a fórmula sedutora do sucesso em vendas

Lembra da música da Xuxa? A de amor, B de baixinho, C de coração … Vamos brincar disso agora.

 P de prospecção – a busca de clientes em potencial.

A de abordagem – depois da “paquera” precisa de um plano argumentativo, ou seja, saber apresentar-se para prender a atenção e continuar encarando o cliente com seu charme e conteúdo.

N de negociação – Quem vende tem que saber lidar com as diferenças encontradas já no prospecção. No começo é sempre mais fácil, com o tempo de relacionamento é que os defeitos começam a aparecer, ou ao contrário disso. O importante é ter sensibilidade e “jogo de cintura” para tratar isso. Portanto, paciência e persistência são imprescindíveis para obter sucesso nas vendas, e no casamento também (risos).

F de fechamento – esse é um momento crucial, é a hora da aliança. É hora de dar aquele “xero no cangote”. hora de condecorar o trabalho realizado. O vendedor deve estar preparado para o sinal de compra e, prontamente “abraçar” a oportunidade.

A de acompanhamento – Primeiro você comemora que conquistou um cliente e depois dá teu jeito de ser fiel a ele. O pós venda requer atitudes que demonstrem dedicação (affff não entendo como alguns homens conseguem ser bons vendedores). É preciso manter o cliente perto de você e não apenas satisfeito.

Como preparar um vendedor?

Quando o cliente não sabe que tem um problema? Se você encontrar essa oportunidade o cliente é seu!

Você conhece o método AIDA, não é? Qualquer vendedor deve conhecer.

É aquela abordagem básica do marketing: ATENÇÃO → INTERESSE → DESEJO → AÇÃO.

Chamar a atenção para atrair o interesse, acionar o desejo e finalizar a compra. É claro que nós sabemos que existe uma série de relações que envolvem esse meio, mas esse é o começo.

Um bom vendedor identifica a jornada de compra já no primeiro contato. Não é preciso experiencia de venda para ter sensibilidade.

FAÇA UM PLANEJAMENTO ESPECÍFICO

Negociar com “peixes grandes” no mercado envolve um planejamento extremamente cuidadoso que deve ser alinhado ao perfil da empresa com quem você almeja fechar negócio. Portanto, lembre que ninguém vai à guerra desarmado. Isso também vale para o seu time de vendas, ao focar os esforços para abocanhar uma grande oportunidade.

No marketing, acima de tudo, precisa conhecer o produto

Imagine-se comprando um carro e o vendedor não sabendo sanar suas dúvidas. A única certeza que você terá nessa hora é de que não vai fechar a compra, não com esse vendedor. Você sabe que está tomando uma decisão importante que demanda de alto investimento, você precisa ter certeza antes de fechar o negócio.

Estudo é algo fundamental para qualquer profissão. Conhecer o produto é algo básico, apresentar os benefícios, convencer o cliente de que esse produto lhe fará feliz. Depois, a abordagem deve ser precisa, confiante, venda como se estivesse comprando, coloque-se no lugar do comprador. Só  assim você obterá sucesso.

Quando comparo o processo de compra e venda com um namoro, um relacionamento é porque é realmente a analogia mais próxima. Entre nessa brincadeira e trate seu cliente como se tivesse acabado de conhecer e vocês estão começando uma relação. Você sabe o que quer, o cliente pode ainda não saber, mas o jogo será, no mínimo, atraente!

BOAS PAQUERAS ☺♥

 

3 Replies to “A importância do Planejamento no Marketing”

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