fbpx

Blog

Como agregar valor aprendendo com os erros?

Como agregar valor aprendendo com os erros?

Acertar errando e aprender com os erros

Quem aqui nunca errou? Aliás, este questionamento é bíblico, não é? “Que atire a primeira pedra”! Não há nada mais humano do que errar, mas é preciso aprender com os erros, seguir errando não é nada inteligente.

Se o cálculo for feito em probabilidades, então, a probabilidade de acertar, depois de já ter errado uma vez, seria de 50%, por aí não é? Na verdade não sei fazer esse cálculo, mas sei que as chances aumentam. Por outro lado, estamos expostos a errar, mas o importante é que estar na busca. Eu poderia escrever um monólogo aqui sobre errar e errar de novo e depois outra vez… Aliás, acredito que em algum momento da minha vida fui eu que inventei aquela expressão “dedo podre”, estou quase escrevendo uma cartilha chamada “como errar errando” (risos)… Toda essa lamúria é brincadeira, gente! A verdade é que temos que confiar muito na evolução, confiar que vamos aprender com as experiências e é assim que as coisas acontecem, é assim que o universo nos ouve.

Marketing 360º

Esse é o conceito do Design Thinking e do Branding, aliás aquela termo conhecido no Branding 360º já foi muito discutido. Quer dizer que você dá uma volta completa e volta para a estaca zero? Ou quer dizer que você dá uma volta, aprender com os erros e volta ao mesmo lugar com maior valor agregado? Isso depende da forma como você encara suas experiências.

Mindset

Sei que nem todo mundo acredita em energias, mas esse é meu Mindst, minha mentalidade, tudo que eu quiser, vou confiar e trabalhar para alcançar. Aprendi com  Xuxa:

“Tudo que eu fizer
Eu vou tentar melhor do que já fiz
Esteja o meu destino onde estiver
Eu vou buscar a sorte e ser feliz”.

E acreditar nisso faz com que o universo trabalhe a meu favor, eu acredito, e se não for, pelo menos eu tenho em que acreditar, isso abastece minhas forças. É como nas religiões, a fé das pessoas faz com que aquilo se torne verdade, e é verdade para elas.

Braimstorming e insights

Você é o primeiro a ditar o ritmo das mudanças que acontecem na sua vida e é assim nas empresas. O Gestor é quem impulsiona a equipe, se ele for desmotivado e não acredita na força que tem, as chances de impulsionar seu negócio são pequenas.

Pensar fora da caixa não é apenas um termo que está na moda, é um conceito, é o melhor braimstorm da empresa, é quando todos participam, deixam seu feedback sobre a mesa, mistura-se tudo e deixa-se a criatividade trabalhar. Não é o mercado que define a escalabilidade da empresa, são as pessoas que trabalham nela, é da mesma forma que você define seu mercado de atuação e as estratégias de marketing. Invista na marca e no crescimento da sua identidade visual, isso é escalabilidade.

Em caso de crise acione o botão de segurança

Nem tudo dá certo sempre, nem tudo vai dar certo sempre. Quando a hora de respirar fundo chegar, olhe para trás para encontrar o erro, faça o mapeamento da necessidade atuais e antes de buscar soluções para problemas mais complexos reveja os processos de ponta a ponta. Questões pontuadas, riscos calculados.

Faça pesquisa  e monitoramento e decida em qual processo vai trabalhar primeiro. Lembre-se, cabeça fria!

2 Replies to “Como agregar valor aprendendo com os erros?”

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae