fbpx

Blog

Como criar roteiros Criativos?

Como criar roteiros Criativos?

Contar histórias? Não é mesmo?

Gente, o que é essa novela da Globo “A Dona do Pedaço”? Quanto babadoooo!!
Preconceitos estão fora desse texto, quero falar dos roteiros criativos e engajadores das novelas. Nem todo mundo admite, mas muita gente dá sim aquela conferida na novelinha das 9. E se tem uma coisa que a Globo faz muito bem é contar histórias!

Que roteiro maluco, a “Dona do Pedaço” tem uma trama chocante, mais chocante que surpreendente na verdade, mas genial.

O que mais choca é saber que isso também acontece na vida real. Filhos roubando pais, maridos enganando esposas, pessoas que se aproximam das outras por dinheiro. E quem disse que “o faroeste caboclo” do interior do Espirito Santo não exite de verdade? São histórias que só são publicadas nas paginas policiais e nas novelas e filmes. E por fim, observe bem, a grande maioria dos roteiros giram em torno de relações e sexo.

Stortelling – O mundo está cheio de histórias para serem contadas!

Raramente assisto a novela, nada contra, só não tenho o hábito, mas de tempos em tempos assisto um capitulo e me atualizo. Os assuntos que não entendo, ligo para a minha mãe e ela me explica. Mas há dois dias, liguei a TV e foi justamente o capítulo mais esperado da novela, a cena em que a Maria da Paz flagrava a Josiane com o Régis. Não deu outra, no dia seguinte lá estava eu na frente da telinha novamente, e hoje já estou ansiosa para ver mais um capítulo.

Novelas, séries, filmes contam histórias e quando relatam a vida real, melhor ainda, pois prendem a atenção ainda mais de quem assiste. Você já observou isso? Como as pessoas se envolvem no roteiro quando conta histórias reais, ou baseadas em histórias reais? E quando envolve algum conflito então? É aí que as atenções redobram. Às vezes, um conteúdo está passando feito paisagem, mas basta surgir um conflito, alguma questão em aberto, que a atenção do nosso cérebro se acende e nos faz ficar ligados. No post sobre gatilhos mentais falamos um pouco sobre as reações emocionais que temos sobre determinados assuntos. E, não tem nada com mais apelo emocional do que as novelas da Globo.

Roteiros Criativos

Bem, depois do exemplo acima acho que está bem clara qual a fórmula do roteiro criativo. Não estou dizendo que você deva escrever uma novela, mas histórias reais contadas de maneira simples e com linguagem simples, usando analogias e gatilhos mentais, farão, com certeza, seu público prestar atenção em você. Veja sempre o que atrai a sua atenção e pense que seu público não é diferente.

A simplicidade e a rebeldia estão diretamente associadas às ideias inovadoras. Criatividade é pensar fora da caixa é visualizar os fatores de diversos ângulos, isso indica que você consegue solucionar problemas e pensar de forma proativa.

Então vamos lá, ver a vida como se fosse uma novela, já já você terá vários insigths!!

Leave a comment

WhatsApp Chama ae