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Como o Google Trends pode te ajudar na sua estratégia

Como o Google Trends pode te ajudar na sua estratégia

O Google Trends é uma gigantesca base de dados

Primordialmente o Google Trends sabe tudo que é pesquisado e você pode comparar a popularidade de cada palavra chave, assunto ou pessoa, em determinadas datas, períodos e regiões. Sendo assim, você pode montar sua estratégia a partir daquilo que já esta sendo pesquisado, assim fica mais fácil, não é mesmo?

Sim, se você souber usar a ferramenta, sim! Use o Google Trends a seu favor. Para quem produz conteúdo, saber usar as palavras chave adequadas é basilar para se obter boas métricas. “Estar por dentro” faz toda diferença nos seus negócios. É como as tags do momento no twitter, as trending topics. O Google Trends funciona assim, mas com muito mais estabilidade e segurança. No twitter você mede a temperatura daquilo que está sendo mais falado no dia, o que como todos sabemos, muda constantemente e com muita rapidez. Já o TRENDS permite que você faça uma análise atemporal e um planejamento para montar uma estratégia inbound marketing para bons resultados.

Conecte-se com a ferramenta, crie afinidade, veja as tendências e tenha insigths!

Criadores de conteúdo

Nesse ínterim, quando falamos de criação conteúdo, vamos pensar em quem faz isso há muito tempo, mesmo antes da internet, os jornalistas. Para para muitos deles, o SEO ainda é um tabu, e dos grandes.  O Google instituiu novas técnicas que muitos não viram na faculdade, mas a tecnologia hoje é regra, assim como as normas do bom português. Então, o melhor a fazer é encontrar um meio termo que una as duas coisas.

Alguns ainda partem da premissa de que o SEO torna os textos feios e desagradáveis, o que é lenda, eu mesma constatei. Sou jornalista e no início achava que as técnicas SEO estragavam o texto. Até eu aprender a usá-las. A partir daí, meus textos começaram a ficar mais fluídos, menos densos, mais “legais” sem perder a elegância. Basta criar um estilo!

Sendo assim, que jornalista quer escrever para não ser lido? O SEO auxilia nos mecanismos de busca do Google, já vimos isso aqui. Desta forma o jornalismo ganha mais destaque. Crescemos juntos!

Ferramentas Google para Jornalistas e criadores de conteúdo

Feedback workshop: Cresça com o Google g.co/cresça Está tudo aqui: g.co/newstraining

Com Marco Tulio Pires – Coordenador do Google News lab

Participei do evento offline #CrescacomdoGOOgle no dia 08 de maio de 2019, na FIERGS em Porto Alegre. Fiz uma série de anotações para conferir uma a uma as dicas que a galera levou.

Na verdade, nenhuma “novidade máster” foi apresentada para quem já tem afinidade com as ferramentas Google, mas alguns toques são muito importantes para planejamento em jornalismo e serão muito úteis, especialmente quando se trata de Google Trends. Como funcionam as pesquisas: http://goo.gl/7aoMTF

Tive uma série de insights durante essa explanação sobre como usar o Trends para escolher pautas. Sempre pensei nele como um analista de resultados, mas agora vejo, também, como um buscador de interesses. ADOREI!

Teste:

UFA, FIQUEI FELIZ COM ESSE RESULTADO: As pessoas tem mais interesse por assunto como UNIVERSIDADE do que sobre CRIME

Busca rápida:

Vou deixar mais uma ferramenta bem legal para você ver os assunto do momento, das ultimas 24 horas, é o TRENDS24

Busca por imagens

Mas o que mais me chamou atenção e que eu não sabia como fazer, apensar de já ter ouvido falar do recurso, foi a Pesquisa de imagem.  Aquela em que você pode lançar uma foto para o Google e ele te mostra, fotos semelhantes e locais possíveis onde ela possa ter sido tirada. Já testei aqui, não me surpreendeu muito, considerando que a ferramenta ainda está na fase de criação de dados. Mas podemos usar mais o recurso e dar subsídios à ferramenta que promete muito, e como sabemos, somos nós que alimentamos as bases de dados do Google, por isso que é gratuito.

 

 

Conforme mostra o print acima você pode adicionar a imagem ou ainda o link para saber a origem da imagem. Com o botão direito do mouse você seleciona a opção REVERSE IMAGE SEARCH – TinEye

Verificação de fontes

Credibilidade é tudo no jornalismo! Para coibir a proliferação de fake news, o Google lançou o COM PROVA, um selo de “VERIFICAÇÃO DE FATOS”.

Lá no meu linkedin eu postei o feedback completo, tem muitas ferramentas que ajudam a compor um jornalismo de qualidade  com a total ajuda da tecnologia. Use-a a seu favor!

  • Tem ferramentas para verificar documentos de referência
  • Google maps
  • Opções do Google tradutor
  • Tem ferramentas para reconhecer os donos dos domínios
  • Para saber quais paginas estão indexadas ao Google, ou foram apagadas.
  • Monetização, entre outras.

E por fim, se você, assim como eu, já tentou contatar o Google e não conseguiu, indico esse link abaixo. É parao caso de você precisar:

Telefone Google: Como entrar em contato com o Google Brasil

3 Replies to “Como o Google Trends pode te ajudar na sua estratégia”

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