Como produzir conteúdo de qualidade
Como acertar, na prática, a melhor estratégia de Marketing?
Só mesmo experimentando, mas você pode estar atento aos detalhes, afinal, estudou e fez pesquisas para conhecer o seu público e o seu mercado.
Relevância → Atenção → Conexão
São critérios básicos para gerar engajamento com o seu público. Quando a marca vai ao encontro do usuário com algo que faz sentido para ele, a retribuição é imediata.
Quais os melhores conteúdos por plataformas?
Sua pesquisa já lhe deu noção de visibilidade e engajamento. A partir daí você começa a fazer os primeiros post para apresentar seu produto. A cada tentativa, faça a leitura de interação do público.
Mas antes disso é importante se ter em mente as formas de acesso dos usuários conforme seus perfis e horários.
Nas primeiras horas da manhã, a maior acessibilidade é via mobile. Logo, durante o horário comercial, a maior acessibilidade é via desktop. No fim do dia, que entende-se por horário de deslocamento, de atividades físicas, buscar as crianças na creche ou ir ao supermercado, as maiores interações são a partir de áudios e fones. E enfim, a noite, no horário de descanso, a televisão e multitela com mobile.
Nos horários de uso do MOBILE: O usuário está mais distraído, existem informações e opções de entretenimento a sua volta e no celular. Nesse caso, o conteúdo deve ser simples e leve com recursos de navegação mais limitados.
Nos horários de uso do DESKTOP: É o período de maior atenção do usuário. Nesse caso, o conteúdo pode ser mais complexo e com mais informações. Aqui ele está com maior limitação física e de locomoção e o seu conteúdo concorre com atividades do trabalho e estudos. Tempo em que o usuário está mais confiante.
Crossmedia e Transmídia
É muito importante conhecer essas duas palavras e saber diferenciar uma da outra. Chama-se de cultura da convergência, quando um só conteúdo pode informar em diversas mídias com linguagens específicas.
Crossmedia é quando você produz um determinado conteúdo, com uma determinada mensagem e replica em todas as mídias.
Transmídia é quando uma mesma mensagem toma formatos diferentes, recursos diferentes e linguagens diferentes para informas a mesma coisa. Ou seja, você criou um conteúdo explicativo no seu site, mas para o Instagram você fará um card no Feed e uma enquete nos histories. Para o Facebook fará a chamado por link, enquanto para o Youtube você grava um vídeo com aquele conteúdo com o resultado da enquete. Viu só? Quantas opções de interatividade. Com um só conteúdo você transita por várias mídias.
Para garantir boa experiência:
▸ Foco na Usabilidade;
▸ O tempo é amigo da dispersão e inimigo da paciência;
▸ Priorizar o uso de ferramentas já conhecidas e que funcionam em todos os gadgets;
▸ O usuário está mais predisposto a navegar em ambientes que ele já conhece e confia;
▸ Só exija algo do usuário que irá contribuir para criar uma melhor experiência para ele.
One Reply to “Como produzir conteúdo de qualidade”
[…] Veja mais no link AQUI […]