fbpx

Blog

Como ser visto pelo Sitemaps

Como ser visto pelo Sitemaps

O site está criado, você já fez até o seu primeiro post, e mesmo assim você não encontra seu site nos buscadores, o que está acontecendo?

Isso quer dizer duas coisas:

1- Você ainda não tem conteúdo suficiente para ser visto;

2 – Você não informou aos buscadores que você existe.

Então se você não fez a tarefa do ítem 2, faça agora, é rapidinho:

Coisas que ninguém te conta: O sitemaps significa isso mesmo, o mapa do site, você tem que informar aos mecanismos internos do Google que você criou um site e quer indexar ele nas buscas. Nele, estão contidas as informações que indicam o caminho correto a ser percorrido pelo robô que vasculha a internet em busca de páginas relevantes para cada pesquisa. No caso, o Googlebot.

Vamos lá? Abra o seu site, clique no botão direito e vai em “exibir código fonte”. Feito isso, vai abrir uma janela cheia de letrinhas, ok? Então no seu teclado, digite CTRL F e uma janelinha vai surgir no canto superior direito, nela digite HEAD. A palavra Head vai ficar amarelinha lá no meio da sopa de letrinhas, certo? Então seleciona o código (meta tag) que está depois da tag <head> antes da tag <body> e cola la no site:

https://www.xml-sitemaps.com/  Você só precisa estar logado nele. Dá o START e pronto você salvou seu site e mandou para o servidor na pasta raiz! 

 

Em resumo é isso mesmo, simples assim, mas oriento a buscar mais. Assim como você, eu estou aprendendo a fazer, e como falei no post “Crie seu site” é bom que você tenha um programador por perto para te orientar e te salvar também, eu tenho o meu e respeito a profissão, mas saber fazer é importante, tente, brinque com a ferramenta, vai ser divertido!

Ah, e guarda aquele código para o próximo post, vamos, vamos falar do WEBMaster – Seach Console.

Quer testar o seu site está indexado?

Acesse a busca do Google e digite site: sua URL

Seleciona a setinha e clica em Cache . Então você clica em versão somente texto

Vai aparecer o texto puro, é assim que o Google lê seu site, se você não ver absolutamente nada ali, é porque o seu site tem algum problema, é porque os buscadores não estão tendo acesso ao seu conteúdo. Então reveja se o site foi, de fato, desenvolvido em HTML.

4 Replies to “Como ser visto pelo Sitemaps”

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae