fbpx

Blog

Crie seu site

Crie seu site

Na prática, como criar um site rápido, estável e seguro

“Crie seu site” – Essas palavras parecem muito angustiantes! Mas vamos partir da ideia de que nada é muito fácil no começo e no caso, essa é a nossa parte de menor complacência. É quando estamos ansiosos e queremos visualizar nossa plataforma de trabalho. Até aqui não temos a nossa principal ferramenta, onde vamos organizar nosso trabalho, mas temos que montar as prateleiras. Então, mãos à obra. Caso estiver sentindo-se improdutivo, volte ao foco e vá roteirizado suas idéias.

Gente, é fácil criar um site no WordPress, mas não parece muito funcional até você começar a fazer. Primeiramente, tenha a noção de que se você não tem afinidade nenhuma com programação, peça ajuda. A ferramenta facilita a sua vida mas não faz milagres. Você terá que sincronizar os DNSs e isso não é tão simples assim. Mas se a sua plataforma for e-commerce, não “titubeie” em procurar um profissional que faça  pra você. O site é a principal ferramenta nos negócios Digitais, é a sua plataforma de apresentação, divulgação e vendas (se for esse o seu objetivo), ele precisa ser funcional e bem apresentável.

Registrar seu domínio:

Você já registrou o seu domínio, como conversamos no post anterior, “né”? Antes de mais nada você precisa ver se aquele nome legal que você criou, já não está sendo usado por outra pessoa. Então entre no site registro.br e digite as opções que você tem e registre. Será cobrada um taxa e o valor mínimo é anual, mas não se preocupe, é bem acessível. Esse processo de registro pode levar algumas horas ou até alguns dias. Você recebe no seu e-mail o passo a passo, e assim que o pagamento for confirmado, você terá que registrar o DNS e escolher onde hospedar esse site.

Como hospedar meu site?

Para escolher o seu servidor, recomendo pesquisar na internet quais são os melhores, busque pelos trending topics, os TOP10 dos melhores servidores. Você vai encontrar nomes como: Hotgator, GoDaddy, locaweb, dreamhost, uolhost, kinghost, entre outros. Alguns até oferecem domínio grátis.

Outra opção é perguntar ao seu desenvolvedor se ele pode ser seu revendedor de provedor, alguns oferecem esse serviço. Você só precisa se certificar de que quem for hospedar o seu site esteja dentro de quatro pilares fundamentais, que são: Velocidade, estabilidade, segurança e suporte. Deles depende o sucesso do seu portal. Leia um pouco sobre isso

Veja se ele oferece o certificado SSL

Crie seu site:

Aqui você terá que tomar uma decisão sobre a plataforma que vai utilizar para hospedar o seu site. Alguns preferem criar através do GSUITE direto, como falei no post anterior, o que eu acho que é uma boa ideia, outros preferem o WIX ou BLOGGER, mas eu prefiro (e recomendo) o WordPress. É o mais simples e melhor de indexar.

Woordpress: Entre no wordpress.org (não o .com, esse é outra coisa, tenha isso em mente) o wordpress é independente, não precisa do wp.com.

Ok, feito isso seu site já estará no ar e você já começa a criar a forma visual dele, escolhendo o template, menus e widgets.  Tire tempo e teste um a um, você terá que ter afinidade com essa ferramenta, então comece namorar seu site. Teste seu primeiro post dizendo quem você é e qual o seu objetivo com sua nova plataforma. Tenha um bom planejamento de palavras-chave e lembre-se que as ferramentas de busca irão te encontrar mais facilmente se você der conteúdo a elas.

Quando dissemos “crie seu site” estamos falando de um trabalho bem complexo. Eu sei que não tenho a resposta para todas as suas perguntas e nós também sabemos que não existe fórmula pronta para nada. Mas deixe seu feedback e suas dúvidas que vou encontrar as respostas para você. E fique atentos para os post a partir do dia 15 de junho, por que vou fazer um curso do WordPress. Enquanto isso vamos criando conteúdo e dar “corpo” ao site #tamojunto

No próximo post vamos falar sobre como indexar o seu site pra ele ser bem visto pelas ferramentas de busca.

E já que falamos de contratar profissionais capacitados em cada área: vou deixar o link de um vídeo #ficaadica

6 Replies to “Crie seu site”

Leave a comment

WhatsApp Chama ae