fbpx

Blog

Design Thinking é conceito de valor baseado na experimentação

Design Thinking é conceito de valor baseado na experimentação

Preço é o que você paga, valor é o que você recebe

O Design Thinking é um novo jeito de pensar nos processos. Um modelo mental, uma forma de buscar soluções baseando-se nas experiências que descendem de problemas. Design Thinking é atitude, não é moda nem tendência. É um método para encontrar soluções por meio de abordagens centradas nas pessoas e aplicadas às organizações empresariais baseado no tripé da EMPATIA, da COLABORAÇÃO e da EXPERIMENTAÇÃO pelas formas menos tradicionais possíveis.

Se você leu “Design Thinking Brasil”, de Tennyson Pinheiro e Luís Alt (2011), Você vai perceber nesse texto muitas frases-chave do livro.

A inovação

Surgindo em ritmo acelerado ao tempo em que as pessoas não tem estabilidade sobre o que virá. Nos últimos 15 anos muitas coisas mudam em sua volta. Você lembra dos CDs? Gravávamos musicas, acho que 20 no máximo. Veja bem, há 15 anos o diskete era coisa ultrapassada. Aliás, se você tem menos de 30 anos nem sabe o que é isso.

Há 15 anos atrás que telefone você usava? E a internet era discada? Assim, nem vou contar que você só navegava depois da meia noite “malandinha entra na sala”. Bem, se você tem menos de 30 anos também não sabe do que eu estou falando, nesse caso, nem vou falar do ICQ, do fotolog ou do MP3 Player portátil.

Você lembra dos JETSONS? Aquele desenho super futurista da década de 60 (relançada na década de 80)? Há quem diga que o desenho é uma premonição do futuro.

Tendo como tema a “Era Espacial”, a série introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que deu para se imaginar do futuro. Fonte: wikipedia

Tanto nos Jetsons, ou nos Flinstones (também da década de 60, pela mesma produtora, o desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra, ambos produzidos por Hanna-Barbera) no passado ou no futuro, as pessoas vivem em comunidades, esse é conceito de  valor das pessoas.

Inventar é trazer algo novo, investir em idéias. Inovar é transformar ideia em valor

Será uma inovação se vier a fazer parte da vida das pessoas. Por muitos anos a humanidade tenta aprender a dirigir em solo, quem sabe um dia esteja habilitada, aí poderá testar em veículos que voam.

INVENÇÃO X INOVAÇÃO

Por vir          X        alterar

A inovação está onde há valor percebido pelas pessoas. Sem isso não há inovação →

Então, será que as pessoas teriam educação para um trânsito nas alturas? O que você acha?

Enquanto não houver utilidade para a vida das pessoas não é inovação, é apenas invenção. Ideias são importantes, mas ideias sem funcionalidade não tem valor. Pensar fora da caixa sim, mas pensar em torno da essência.

O Google não foi o primeiro buscador, o Facebook não foi a primeira social mídia e nem o iPhone foi o primeiro celular, a questão não é lançar antes de todos, a questão é ser mais relevante.

Sobretudo, o componente humano está em primeiro plano, sempre! Tudo que se faz deve ser pensando nas pessoas. Por isso, não insista em promover o que você não é, dificilmente fará as pessoas abraçar esse significado. O marketing de mensagem precisa dar lugar ao Marketing de atitude. Logo, a publicidade e a propaganda , hoje, se tornaram mais uma taxa que você paga por não ser empático, colaborativo e experimentador. 

Sem foco nas pessoas não há inovação 

Primordialmente a Inovação é resultado de pessoas, processos e trabalho duro. 

Hoje nosso maior desafio é entender o mecanismo de escolha e decisão das pessoas. O mercado há de valorizar os hábitos, as crenças e os valores individuais em um mundo cada vez mais plural e diversificado!

Veja que hilário esse episódio em que o Sr. Spacely, chefe do Sr. Jatson, vai lançar um produto inédito (a roupa indestrutível) e descobre que o seu concorrente está prestes a lançar o mesmo produto. Mesmo pensando fora da bolha, ou fora da caixa como preferir, ainda assim a concorrência pode surpreender, jamais o subestime.

6 Replies to “Design Thinking é conceito de valor baseado na experimentação”

  • […] Esse é o conceito do Design Thinking e do Branding, aliás aquela termo conhecido no Branding 360º já foi muito discutido. Quer dizer que você dá uma volta completa e volta para a estaca zero? Ou quer dizer que você dá uma volta, aprender com os erros e volta ao mesmo lugar com maior valor agregado? Isso depende da forma como você encara suas experiências. […]

  • […] Aproximar do problema e mergulhar nas implicações da empresa. Esse é o maior desafio do Design Thinking, estudar o ponto de vista de cada atividade e os caminhos até o consumidor final. A busca da oportunidade a partir da necessidade e dos problemas. É ver o lado bom do lado ruim.Todos os livros de auto ajuda dizem que temos que aprender com os erros, para nunca mais repeti-los. Esse é o conceito do DESIGN THINKING, agregar valor baseado na experimentação. […]

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae