fbpx

Blog

Design Thinking é gestão do conhecimento

Design Thinking é gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento, processos e inovação

Todos os livros de auto ajuda dizem que temos que aprender com os erros, para nunca mais repeti-los. Evoluir é reconhecer para melhorar sempre. Nem tudo pode ser consertado, por isso é preciso aprender com os erros. Esse é o conceito do DESIGN THINKING, agregar valor baseado na experimentação.

Processos

Quem trabalha com marketing digital está acostumado com mudanças e sabe que nada está escrito em pedras.
Até o poderoso Google, que vira e mexe enlouquece a cabeça de profissionais da área com suas mudanças de algoritmo, não está imune a isso.

Todos temos que elaborar nossos processos individuais para conduzir nossas vidas e conseguir tempo para todas as nossas atividades, costumo fazer um checklist das tarefes diárias, e você como organiza a sua? Conte nos comentários abaixo.

Mesmo com tantas mudanças de algoritmos dos sistemas, estamos sempre buscando atualizações, esse processo passou a ser cotidiano nesse novo mundo tomado por nova tecnologias, além disso, é preciso organizar todas as tarefas. O mundo exige cada vez mais que sejamos rápidos e organizados.

Onde está o gargalo?

Quem coordena empresas sabe o quão difícil é manter um processo funcional. Você já assistiu o filme “Fome de Poder” que conta a história do MCdonald’s e como tudo começou? Dois irmãos, Richard e Maurice McDonald, revolucionaram o ramo do Fast Food, oferecendo comida rápida, sem perda de tempo com filas ou espaços em restaurantes. Eles criaram um processo de produção rápida. Treinavam seus funcionários em um campo de basquetebol para que a cozinha funcionasse como uma espécie de armação para uma jogada. A estratégia era funcional, como é até hoje.

Se sua empresa não tiver essa fluência, é preciso identificar onde está o gargalo, o que não está funcionando. Nem tudo é que nem o McDonald, mas toda empresa deve ter os seus próprios processos.

Identificar os gargalos e planejar a capacidade de agregar valor e buscar mais clientes, é a principal meta do Design Thinking. É um processo que encontra quem define e qual a hierarquia desses processos, para a partir daí iniciar a tomada de consciência do processo e a inovação a partir da gestão do conhecimento. E como se faz isso?

Pensando fora da Caixa

Buscar a opinião e a experiência de quem conhece a empresa, em todos os níveis hierárquicos. Cada peça é independentemente uma engrenagem na empresa, juntas elas fazem a máquina girar.

Uma série de técnicas é utilizada a partir daí. Uma delas é o Braimstorm, em que cada uma dessas “peças” apresenta suas ideias para mudar ou melhorar o processo. O Braimstorm é uma dinâmica de grupo também conhecido como “tempestade de ideias”. Cabe ao coordenador dessa tomada de consciência, organizar as peças do quebra cabeça que é produzido com todas essas novas ideias que estão surgindo nesse processo.

Endomarketing

O endomarketing é outra estratégia importante, trata-se e estratégias de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada

O endomarketing é fundamental após o mapeamento dos gargalos, afim de encontrar soluções. Uma solução de sucesso é encontrar experiências de outras empresas – CASES – além de pesquisas de opinião, equipe a campo para obter experiência e trazer novos insigths.

Transformação Digital 

Toda empresa precisa estar atenta às mudanças rápidas da tecnologia e agilizar os processos conforme elas acontecem. Observar a concorrência é fundamental, veja como os concorrentes se movimentam e aprenda com isso!

Pense em Inovação e entregue novos valores. Faça pesquisas de desenvolvimento e gestão de conhecimento entre os envolvidos no processo. Sente para tomar café!

Rotinas

Traçar e programar as ações planejadas. Voltamos ao checklist, os cronogramas de estratégias e metas funcionam. Acredite nas planilhas.

O Designg Thinking tem se feito necessário a partir do momento em que os problemas das empresas já estão quase insustentáveis, sendo que trata-se de um processo simples que pode ser facilmente implementado no dia-a-dia das empresas evitando que as crises apareçam. Esteja atento, ouça as pessoas, converse com elas, observe os talentos, Muitos talentos esperam para ser percebidos, empreendedores os percebem!

 

 

3 Replies to “Design Thinking é gestão do conhecimento”

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae