fbpx

Blog

E-mail Marketing: Como gerar leads?

E-mail Marketing: Como gerar leads?

Criar uma lista de e-mail marketing qualificada e do zero, custa cada vez mais caro. Não compre contatos, isso não funciona e não converte. O universo digital é muito novo, tanto para que trabalha com ele, quanto para quem usa. A jornada de compra deixou de ser linear, é consequência do aumento da variedade da oferta no mercado. Sabendo disso, como atrair o seu segmento de público para gerar leads? 

Como gerar leads?

Em primeiro lugar, o conteúdo oferecido na sua plataforma é o que deverá atrair seu target, isso se chama gerar um cadastro de e-mail Marketing qualificado. A partir daí é preciso identificar o que prende esse público e o que falta para converter ele em cliente. Baseie-se nos dados, nas métricas, veja suas preferências. Construir uma audiência é crítica, a divulgação e captura de contatos não custa barato não. Ou você investe muito em anúncios ou em muito tempo de trabalho na criação de conteúdo. 

Dados estruturados levam a um conteúdo bacana?

Sim, é muito difícil acompanhar e absorver tantas novidades da internet, e mesmo que você consiga, logo logo já estarão obsoletas. Daí vem a necessidade de tentar colocar tudo sob uma mesma lente, por meio do conceito de Big Data, que é um conjunto grande de dados que pode ser acessado remotamente por meio da rede mundial de computadores. Encontrar públicos com alto potencial, saber como melhorar a experiência de compra e encontrar soluções de automação mais eficientes. Em resumo: Ter um site para estruturar conteúdo e fazer o correto SEO.

E e-mail marketing? Posso usar o Google Trends também?

Você viu os memes da música “juntos e shallow now” do Luan Santana e da Paula Fernandes? O termo entre aspas foi um dos termos mais pesquisados no Google naquela semana. É o tipo de indicação que o Google Trends pode te mostrar. É nessas e outras que você entra no embalo e atrai leds para você. Estar dentro das novidades é fundamental para chamar atenção.

Gestão de respostas?

Finalmente você reteve uma boa quantidade de leads, você teve o maior trabalho para construir sua audiência, sua lista de e-mails, teve o maior trabalho para captar esses leads. A captura de contatos é um divisor de águas nos negócios online. Não é fácil não, provavelmente nessa fase você já fez alguns investimentos. 

Mas aí você envia um e-mail marketing e começam vir as perguntas, as dúvidas. Você está preparado para responder?

Esteja seguro do seu conteúdo e formule respostas incisivas e curtas. Aproveite para usar alguns gatilhos para reverter esses contatos em vendas.

Cadastro no site gera conversão?

Oferecer um cadastro no site pode não ser suficiente, mas definitivamente é um bom começo. Deixe espaço para os clientes dar seu feedback. Instigue ele a perguntar, coloque-se à disposição para responder. Seja elogiando ou seja criticando, você está atraindo essas pessoas. Se for crítica, melhor ainda, dê a atenção que o cliente deseja e converta a opinião dele.

Dificuldades e achados do caminho

Em resumo, estou há semanas pensando nesse texto, não encontrava maneira de começar. Efetivar um sistema é complicado para quem não é programador. Acabei de conseguir criar o “cadastre-se” no site, dei o título de “TO DENTRO”. Como? Com o Hubspot, essa plataforma é demais! Elas cria o seu cadastro de forma bem simples, depois você copia o link e cola em seu código fonte do jeitinho que ela explica, e ZAZ gente! entra lá, faz o teu cadastro e segue o passo a passo. Se você tem um programador, ou pretende encontrar um, tudo certo, ela tem a opção mandar link para o seu programador. Hahahaha depois de tanto drama para criar o link do cadastro para gerar leads eu tenho que rir à toa por que foi muito fácil.

Similarmente, me disseram que o site Dinamize era a melhor ferramentas para me ajudar nessa tarefa. Outro erro, fiz o cadastro e só recebi a seguinte mensagem: “em breve entraremos em contato” isso é altamente frustrante quando se está em busca de respostas. Chega ser irônico dizer que o bom e velho e-mail é a plataforma mais difícil de usar, deve ser por isso que é tão valiosa.

Nós que somos inquietos e não desistimos fácil, continuamos na busca, aliás, trabalho não nos assusta.

Como elaborar um e-mail Marketing?

O Hubspot oferece a ferramenta de template, banco de leads e métricas, mas de qualquer forma fui conferir com que já tinha experiência sobre outras opções. Perguntei ao meu Colega de MBA Maurício Killing que também estava nessa busca, sobre a sua experiência com ferramentas de e-mail MKT, e ele me deu o acesso dele a uma ferramenta que ele contratou, que é  o e-mail-marketing da locaweb, testei e ele é super simples de elaborar um template de e-mail, fiz um em menos de 20 minutos com todos os links para o meu site e com as informações. Super vale!

Outra opção é o Mail Chimp, uma dica do meu professor de MBA, Cezino Caldas, CEO do @redessocialnapratica. O Mail Chimp te ajuda com seu banco de e-mails e cria uns templates bem legais para cada campanha. Ele tem uns pacotes super em conta e você pode começar com o plano Free para até 2.000 contatos. 

dica:

Super recomendo este e-book do Resultados Digitais, é um Guia de gestão de Marketing. Click aqui 

Vou deixar ainda este link para você buscar mais opções de ferramentas para enviar Newsletters. Saiba quanto custa cada uma.

Leave a comment

WhatsApp Chama ae