fbpx

Blog

Escolha das cores  e criação da identidade visual

Escolha das cores e criação da identidade visual

A identidade visual define quem é você!

Por mais que eu defenda a ideia de que você pode fazer cada etapa da criação do seu negócio, você tem que saber delegar. Existem profissionais especializados para cada área, e é essencial que você tenha noção da importância de cada um e que possa confiar em quem você irá contratar. A identidade visual é uma ação muito séria que vai definir o reconhecimento do seu público alvo.

Imagem é tudo!

Dar uma cara profissional para o seu negócio faz toda a diferença, demonstra capricho e interesse em criar um espaço limpo para o seu cliente. Imagine qualquer ambiente ou loja física, olhe em volta e observe toda a programação visual, o que os seus olhos vêem nesse espaço? Sinta o cheiro? Que lembrança ele te traz? Toda essa analogia vale para o ambiente digital só que a impressão é causada pelo olhos, o resto é imaginação que a imagem cria.

O que faz um design gráfico?

Produtos criativos para decoração, partes visuais de campanhas publicitárias e de marketing ou mesmo o desenho de uma peça industrial. Tudo isso se relaciona com a profissão do designer gráfico. O designer vai ser responsável por criar projetos de comunicação visual, como logotipos e panfletos. Também pode desenvolver produtos e embalagens, criar sites e até animações para a internet ou televisão.

Quando o problema exige criatividade, técnica, bom gosto estético e uma pitada de talento, possivelmente esse problema será resolvido por um designer gráfico. 

Branding de conexão

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças no parágrafo acima?

É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Fotografia profissional

Há momentos que só um profissional consegue captar.Tenha seu próprio banco de imagens. Fotos feitas e trabalhadas por um fotografo profissional.

Como as redes sociais transformaram-se no maior canal de vendas em todo o mundo, a fotografia profissional no marketing digital tornou-se a alma do negócio. E isso não é exagero.

A qualidade diferenciada atrai mais atenção, como disse acima, o capricho. Nada é mais prejudicial para uma marca do que uma imagem ruim, leve isso ao pé da letra sim, porque estamos vivendo na era digital, onde tudo é imagem nos negócios.

Como chamar ATENÇÃO em seus posts?

  • Use cores primárias;
  • Títulos sólidos;
  • Escreva emocionalmente;
  • Use fontes de texto grandes;
  • Utilize a controvérsia a seu favor;
  • Seja criativo, ou pelo menos, engraçado.

A percepção das cores na Identidade visual

Você já ouviu falar do significado das cores na publicidade, não é?

Pois é, as cores são a melhor maneira de chamar atenção! Pesquisas comprovaram que:

87% do consumidores consideram a cor com fator decisivo na compra. 

93% observam o aspecto visual para comprar

80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento da marca.

Separei esse site (clique) que fala da influência das cores
Cores primárias:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.
AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

Cores secundárias

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicados em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.
VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.
CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

 

One Reply to “Escolha das cores e criação da identidade visual”

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae