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Inbound Marketing

Inbound Marketing

Inbound Marketing quer dizer: Produza conteúdos interessantes

Tenho absoluta certeza que você ouve isso o tempo todo. É fácil falar não é mesmo? Mas e na prática? Como faz pra atrair o público, para viralizar e tornar autoridade no assunto? O que é esse tal de Inbound Marketing?

Acima de tudo, meu caro amigo (a), eu também quero saber. E é por isso que estou testando todas as possibilidades. O Testando Ferramentas surgiu da curiosidade mesmo. Estava inquieta com tantas opções que nunca me levavam a lugar nenhum, muita teoria para pouca prática. Isso até eu perceber que quem estava precisando praticar era eu mesma. 

Lembra do tio patinhas? Ele guardava com muito amor a primeira moeda.

Estou aqui criando conteúdo e conteúdo com a consciência de que nada acontece do dia pra noite, a não ser, ganhar na loteria. Mas pra isso não tenho sorte mesmo.

De certa forma, o Inbound sempre existiu

Se alguém tem pai ou mãe empresários, independente do porte da empresa, conhece algumas dessas dicas. Pais empreendedores sempre dizem: “tem que trabalhar muito” “tem que subir um degrau de cada vez” “não é fácil, leva tempo”. O meu pai usava uma frase que eu gosto muito “nunca dê o passo maior do que a perna”.

No Inbound Marketing o fundamento é o mesmo, tem a mesma analogia de todos os negócios. Nesse ínterim, tenha paciência e trabalhe, um dia você terá seus 15 minutos de fama. Mas comece, as fórmulas você vai construindo pelo caminho.

Então, o Inbound parte desse princípio, trabalhe muito para ser visto e reconhecido. Afinal, o seu conteúdo é o que você tem de mais precioso.

 

Como atrair?

Primordialmente, produza, produza, produza, escreva, escreva, escreva. Fotografe, faça artes, vídeos, GIFs, tem milhares de aplicativos para te ajudar. Use sua criatividade. Aqui vale a técnica do quanto mais melhor. Observe o que fazem as grandes empresas do seu nicho. Você certamente vai ser plataformas bem elaboradas e informações bem contundentes.

O Inbound marketing é a estratégia mais usada para atrair pessoas. Eleitores para a sua mensagem, para as suas pautas.

O Inbound é também a técnica que da possibilidade de concorrer de igual a igual com seu oponente, sendo ele autoridade no mercado ou não.

Ambos estão na mesma plataforma e você tem grandes chances de se sobressair e atrair os mesmos leads.

O uso do inbound é uma técnica relativamente barata quando comparado ao impulsionamento

 Inbound Marketing não dá resultado imediato

Acredite, confie e trabalhe! O inbound trará resultados a médio e longo prazo. Você pode começar anunciando e investindo dinheiro em impulsionamento. Mas corre o risco do cliente chegar na sua plataforma e perder o interesse por não ter opções e conteúdos suficiente para promover engajamento.

Então, não pule esta etapa , os conteúdos devem estar atrelados a cultura de consumo das personas, faça o relacionamento somente depois de ter do que falar com seu público. Se alguém tenta iniciar uma conversa com você e não consegue dar sequência, você imediatamente perde o interesse. Mas se a pessoa já te cativou, já te conquistou, você nem precisa conversar, o simples fato da presença dela já te acolhe e te anima.

Alguma vez você já se pegou ao lado de pessoas que gosta, sentado (a) durante horas sem se preocupar com o que conversar. Só a presença já te deixa a vontade. Os relacionamentos são ferramentas para evoluirmos como seres humanos, pela oportunidade de nos vermos através do outro.

O Funil do Inboud aplicado ao conteúdo

Quais conteúdos são indicados em cada etapa do funil?

No topo do funil está a atenção, o seu planejamento a curto prazo, ou seja, agora!

Agora você tem que atrair as pessoas. Voltamos a falar das relações pessoais aqui. Pense na seguinte situação: Você foi convidado para uma festa de uma “galera legal” que você tem uma série de afinidades e você gostaria de fazer parte desse grupo. Como você se comporta? Fica em um canto e não conversa com ninguém, bebendo pra criar coragem que não cria nunca. Fica bebendo esperando a coragem chegar, até passar mal e sujar a festa toda.

Ou você interage? Chega devagar sem atropelar a conversa de ninguém, ouve, observa as pessoas que te dão mais abertura e espera o momento para contribuir com com assunto.

Em qual situação você acha que terá maior aceitação?

Se você tivesse ido a uma festa que tivesse competição de quem bebe mais, provavelmente teria mais sucesso com a primeira situação. Mas como obviamente esse não é o caso, a segunda situação seria a melhor delas, não acha?

No meio do funil está o interesse. Se você se comportou direitinho na festa deve ter atraído alguma atenção para você, significa que poderá ser novamente convidado para uma festa, isso quer dizer que terá novas oportunidades já que acertou na primeira abordagem. Você já tem a chance de falar sobre os seus interesses, expor suas idéias, contar suas propostas, atrair parceiros.

Que abordagem trará maior engajamento?

A abordagem em que você atrai mais pessoas para o seu tema (produto se for o caso). Você não forçou ninguém a se interessar por você, foram as suas atitudes. Quando as pessoas gostam de você, elas te atraem para o seu grupo, isso quer dizer que você estará mais perto da sua persona.

Na ponta do funil está a ação, o desejo de uma aproximação, até aqui você está sendo convidado para outras festas e os amigos que você conquistou te apresentam para outros amigos e você passa a ser aceito. Aqui o grupo quer saber quem você é, no que você atua, quais são os teus interesses. Essa analogia da vida social tem a mesma lógica para os negócios. É mais fácil se você comparar com o seu dia a dia.

Como enriquecer o seu negócio?

Sendo humilde, fazendo alianças e mantendo o interesse em você, ou seja, em seu negócio! Se você não forçou nenhuma situação até aqui, não fará daqui pra frente. Deixe o negócio fluir, siga alimentando ele, sua persona virá até você e trará amigos, agora é a sua vez de oferecer a festa.

Por que o Inbound Marketing é tão importante para o seu negócio?

Por que ele ta dá a oportunidade de contar e ouvir histórias, atrair atenção pelo que você é, pelas emoções do que você quer mostrar. O inbound Marketing te proporciona conhecer pessoas e saber quem elas são! Tome um cafezinho sempre que puder com seu cliente, atenda bem, queremos que ele VOLTE SEMPRE!

3 Replies to “Inbound Marketing”

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