fbpx

Blog

Indo além com o Facebook e o Instagram

Indo além com o Facebook e o Instagram

Impulsione com o Facebook

Karine Hasse – jornalista e curiosa

Nos dias 28 e 29 de junho, o Facebook Empresas realizou o evento “Impulsione com o Facebook” na SOGIPA em Porto Alegre. Participei do workshop “Indo além” dirigido para um público com experiência na plataforma. O evento foi dividido em 3 painéis:

1 – Começando bem : Os primeiros passos para quem está iniciando um negócio online;

2 – Um passo adiante: Voltado para aqueles que já tem uma experiência básica;

3 – Indo além: Para empreendedores que já anunciam e querem encontrar mais opções e eficiência nas campanhas.

O objetivo do Facebook é conectar as pessoas certas em plataformas específicas, ajudar as empresas a alavancar os seus negócios com impulsionamentos corretos.

Novas tendências de negócios

Hoje o Marketing digital é a nova publicidade e para estar em destaque, agora, é preciso pagar os anúncios nas redes sociais. Até há pouco, a ferramenta ainda estava em teste e atraindo os usuários.

Essa é a nova tendência de mercado e muito justa por sinal, uma vez que públicos de todos os segmentos estão conectados e utilizam a mesma plataforma. Eu só lamento que essa maravilha da internet seja um grande monopólio controlado por algorítimos. Sim, quem domina as redes sociais é o Facebook e o Instagram, que são uma única empresa, assim como o Whatsapp. Quem domina as buscas pelas melhores plataformas é o Google e o Youtube. Depois temos alguns poucos nomes para citar como: linkedin, pinterest.

O Neil Patel, é autoridade no assunto há tempos. Veja o que ele diz: “Sou só eu ou o Facebook quer te manter no Facebook de qualquer maneira? Cada vez que eu posto um link para o meu site, eu recebo menos tráfego. E tem sido assim por anos. Ou seja, meu alcance orgânico no Facebook vinha morrendo”.

O FB é detentor de centenas e milhares de informações dos usuários. A plataforma protege os dados, mas ela própria faz deles o que quiser e manipula as informações que são enviadas às timelines. Se existisse uma agência reguladora, permitiria maior competição no mercado e novas plataformas poderiam surgir. Consequentemente, investidores teriam mais alternativas para anunciar. Isso é saudável para o mercado e para o consumidor. O cofundador do facebook, Chris Hughes, escreveu em artigo no jornal New York Times, que a rede é um monopólio. Ele pediu que autoridades tomem responsabilidade sobre os efeitos causados pela empresa na sociedade. A medida seria necessária, segundo ele, devido à grande concentração de poder e capacidade de influência acumulada pela companhia.

Sobre o evento do Facebook e Instagram

Nada além do gerenciador de anúncios. Marcaram uma ótima presença offline, mas não apresentaram novidades, mudanças de algoritmos, tendências. Fizeram um conteúdo voltado ao conteúdo, indicando APP para a elaboração de postagens criativas afim de ganhar maior engajamento. Aliás o próprio Facebook divulgou o evento por um site (clique), o que só comprova o que já estamos falando aqui no Testando Ferramentas o site é o carro chefe, é nele que acumulando o nosso conteúdo de maior valor, o resto é divulgação.

Enfim, os assuntos parecem infindáveis, e realmente são, temos muito ainda para falar sobre a divulgação de nossas plataformas, eu já estou testando os anúncios. Volto em breve para contar como foi.

by

Leave a comment

WhatsApp Chama ae