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O que eu quero vender?

O que eu quero vender?

O que queremos?

Queremos URLs com mais Leads de pesquisadores orgânicos interessados na minha pauta.

Queremos conversão de leads em clientes.

Queremos fidelizar o cliente e que ele dissemine nosso produto entre todas as pessoas que ele conhece e em suas redes sociais e na sua família, falando bem, elogiando, respondendo pesquisas de satisfação, interagindo com a plataforma…

Queremos aumentar o numero de dowloads das PLs lincadas, queremos mais acessos nas redes sociais.

Como queremos?

  • Sentados na praia tomando uma caipirinha!

Seria bom, mas infelizmente isso não será possível. Porque o único meio é o trabalho duro. Mas veja pelo lado bom, hoje o pequeno empresário e o grande empresário atuam em plataformas irmãs. Com um bom conteúdo você tem chance de ranquear ao lado de grandes empresas. 

Aquele modelo antigo de marketing caro e para poucos, não funciona mais. Foi-se o tempo em que você precisava anunciar na televisão se quisesse ser visto. Hoje, uma boa estratégia SEO, aquela com conteúdo de qualidade e atração voltado para o cliente, funciona mais do que grandes outdoors. Nada mais de chamadas inesperadas, e-mails em massa e anúncios que perturbam.

Ok, não vamos nos iludir, que quem investe mais em ADS, ganha mais views, mas você ainda está no páreo, mesmo com pouco ou nenhum investimento em anúncio.

Precisamos de uma abordagem holística, baseada em dados que fidelizam os leitores. Precisamos de Inbound Marketing.

Estratégias de marketing

Primeiramente, é preciso entender que todo e qualquer negócio tem que estar na internet nos dias atuais. Mesmo que o seu mercado esteja na prestação de serviços a internet te ajuda na busca de clientes. Possibilita avaliação e localização. Qualquer que seja o seu negócio ele precisa ser visto, e qualquer que seja seu cliente, ele merece a possibilidade de interagir com você.

Vamos tratar algumas metodologias importantes para a estrutura da sua atividade. Procedimentos técnicos que te auxiliam na busca por resultados rápidos.

Mas antes de seguir, volta lá e dá uma conferida no seu Google meu negócio. Aquele que falamos lá no primeiro post deste site. Confira se o seu endereço está apontado no maps, confira se o seu telefone de contato está correto, e se os horários de atendimento são compatíveis à sua disponibilidade.

Imersão dos 8ps do Marketing

Quando comecei estudar marketing era apenas 4 Ps. No marketing tradicional o PRODUTO, o PREÇO, a PRAÇA e a PROMOÇÃO eram as alíneas suficientes para construir uma estratégia de venda. Mas com o Marketing digital os Ps tradicionais ficaram apenas na prateleira do supermercado, no mundo dos negócios modernos, novos elementos foram incorporados. São eles:

Como funciona?

O método foi criado pelo fundador e ex-CEO da Publiweb, Conrado Adolpho, e ajuda a compreender as transformações provocadas pela internet nos hábitos de consumo, no relacionamento com as marcas e empresas e na estruturação de um plano de Marketing Digital. Veja o passo a passo:

Pesquisa:

Estabeleça as estratégias da empresa de acordo com a compreensão da forma que o consumidor se comporta no ambiente online. Aproveite as ferramentas digitais disponíveis, estude cada uma delas. O Google tem a ferramenta analytics que te precisa sobre os interesses dos seus views. O Trends que mostra onde são as buscas de maior interesse por assunto. Existe uma imensidão de outras possibilidades que já listamos aqui no Testando Ferramentas. Você precisa estar antenado no mercado e nas métricas, busque por resultados de satisfação dos seus clientes. Mas se nada disso for suficiente, assine uma ferramenta automatizada como o SEM RUSH. Ou contrate uma empresa que fará a pesquisa por você.

Planejamento:

Crie o Planejamento de Marketing Digital para tornar o site e os outros canais em uma plataforma de negócios que irão impulsionar as vendas. Acima falamos de inboud marketing que é a técnica de criar conteúdo de qualidade para que os clientes vejam você e não o contrário. Evite propagandas invasivas, faça anúncios criativos e bem direcionados.

E acima de tudo, ame o que você faz, ame o que você vende, tenha foco e estipule metas.

Talvez você não tenha visto com essa ótica em outra ocasião, mas a famosa frase MEME da ex- presidente, em algum momento fez sentido para você? Pois é, então pense da seguinte forma: você determina seu foco, que é o lugar mais longe onde você pretende chegar, sem modéstias. Depois você estabelece cada degrau, cada etapa. Se você quer ter 1.000 clientes fiéis, terá que conquistar os primeiros 100. Quando você conquistar os primeiros 100, você desejará alcançar 200. Com muito foco e trabalho, você chegará lá, basta seguir dobrando a meta.

Produção:

Depois do planejamento você estrutura as funcionalidades que ela irá apresentar para atender aos objetivos e perfil do público-alvo. Crie seus conteúdos e as plataformas de divulgação. Aqui está se definindo o seu FUNIL DE VENDAS, ou seja, quais conteúdos vão vender o seu produto.

Faça o passo a passo, comece criando a plataforma principal que vai abrigar seus objetos e seus argumentos e depois as redes propagadoras. Nesse funil você já estruturou suas estratégias que são aquelas metas a curto, médio e longo prazo, então, impulsione as vendas com uma boa ideia.

Publicação:

Selecione conteúdos persuasivos e interessantes para os usuários, conteúdos que agregam valor para o usuário. Aplicando a otimização de acordo com as diretrizes de SEO. Isso para assegurar que o site fique visível nos mecanismos de busca e seja identificado quando os usuários buscarem na web pelo produto ou serviço oferecido pela empresa.

Nessa etapa você já está mais próximo da sua PERSONA, o seu cliente ideal, aquele com quem você realmente identifica o seu negócio. Faça ele gostar de você! Faça ele confiar em você! Queremos fidelizar, então temos que ter relações de confiança, não é mesmo?

O seu objetivo é criar conteúdos específicos que atinjam pessoas em estágios diferentes com relação à decisão de comprar.

Alguns conteúdos serão para atrair o cliente, outros para fazê-lo identificar o problema que ele está enfrentando e ver seu produto como uma solução, e outros para que ele passe a considerar a compra

Promoção:

Crie conteúdos relevantes com o intuito de transformar em um viral. Use a atividade do consumidor para gerar a difusão da empresa de maneira natural. Produza campanhas promocionais na web e alcance resultados em curto prazo.

Existem várias ferramentas que você pode usar para fazer esses anúncios pagos como, por exemplo, Google, Facebook, Instagram, Linkedin, portais de notícias, entre outros.

O ideal é que essas campanhas de anúncios sejam úteis para o seu público-alvo, e não simplesmente mostrando seus produtos e serviços.

Propagação:

Provoque a rede e os usuários para geração do compartilhamento do conteúdo do site. Divulgue nas mídias sociais e eleve o tráfego do site e a presença da empresa na web.

Para alcançar este objetivo você precisa produzir e publicar conteúdos que realmente impactem as pessoas. Para que elas tenham vontade de se engajar, comentando e compartilhando estes conteúdos. Isso fará com que aumente sua audiência.

A Propagação também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de atendimento, pós-venda e feedback dos seus clientes.

Personalização:

Comunique-se de forma personalizada de acordo com o perfil do público- alvo. O objetivo de criar um relacionamento com os usuários. Utilize estratégias de marketing de relacionamento na web e conquiste os clientes.

Para alcançar este objetivo é importante adotar uma linguagem, estratégias de marketing e produtos feitos especialmente para determinados grupos de clientes.

Por exemplo, se o seu público-alvo é composto por pessoas mais jovens, procure falar na linguagem deles, criando campanhas diferenciadas de acordo com idade e preferências.

Precisão:

Avalie os resultados por meio da mensuração para analisar o que foi eficaz e o que poderá ser melhorado, para modificar as estratégias quando for necessário. Verifique o tráfego e os objetivos alcançados, mostrando os resultados obtidos.

Todas as estratégias de marketing digital devem ser mensuradas, através de KPIs (key performance indicators ou indicadores-chave de performance). Estes indicadores são métricas que vão avaliar o sucesso ou fracasso das suas ações.

A partir destas análises, você será capaz de identificar os posts nas redes sociais que mais geraram engajamento e criar conteúdos similares.

Também poderá analisar as métricas dos anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram ou Linkedin, para saber quais obtiveram melhores resultados e devem continuar sendo veiculados e quais devem ser paralisados.

Os 8Ps funcionam como um ciclo, onde você deve utilizar os resultados obtidos para aprender mais sobre o seu público e melhorar as estratégias no ciclo seguinte. Mãos à Obra!!

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