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Para quem eu quero vender?

Para quem eu quero vender?

Como identificar a Persona?

Essa é talvez uma das primeiras decisões que você deve tomar para seu negócio. Definir quem é seu público Alvo. Vá a fundo, conheça aquela pessoa bem de perto, o que ela sente, os lugares que frequenta, com quem ela se relaciona. Você não pode invadir a rede social de ninguém, mas pode observar por onde ela navega sem ser inconveniente, de quais grupos participa, quais atividades ela pratica. Escolha seu público ideal, alguém com que você se identifique.

Está parecendo pretensão escolher a pessoa para quem quer vender, não? Nas vendas tradicionais pode ser, mas nos novos negócios, cada mais personalizados, não! 

Você tem que conhecer o seu público, de fato. No MBA que estou cursando sobre Marketing Digital e Inovação, na Fadergs, os professores só falam na PERSONA. Essa foi a primeira impressão que tive até entender o quão essa tal persona era importante para o meu negócio.

 

Onde ela está?

Identificar onde está a persona é fácil, depois que você já sabe quem ela é. Tem uma série de ferramentas digitais que facilitam esse trabalho. Ao lado cito algumas que já testei.

O Google Trends e o Audience Insigth  são gratuitos. Já o Sem Rush é pago, mas é uma ferramenta automizada excelente.

Sobre os grupos focais, pesquise nas redes, mas faça contatos offline também. Participe de cursos e eventos que promovam network, troque idéias e cartões. Isso não ta fora de moda e nunca vai estar. É importante você ter tato e percepções reais do que as pessoas falam e pensam. Expanda seus grupos!

E por último, mas não menos importante, faça os testes AB com seus anúncios. São aqueles em que você experimenta dois anúncios semelhantes e faz as métricas daquele que deu mais conversão.

O teste AB refere-se ao experimento de duas estratégias bem semelhantes, exceto por uma abordagem diferente no tom do texto, um detalhe diferente no layout, uma cor, um horário, uma localização, um target. É mais comum testar em anúncio, serve para ver qual abordagem dará maior engajamento e serão importantes para decisões futuras.

O teste AB é importante para a tomada de decisões baseadas em números e dados concretos que irão facilitar a definição de metas para otimizar campanhas.

“O uso da abordagem empática pode ser tanto uma fonte de inspiração como auxílio para atingir os insights dos consumidores e descobrir necessidades desarticuladas” Lockwood

O mapa da empatia é um recurso que serve para desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele

Pratique relacionamento

Tudo começa com um café!

Não é difícil encontrar pessoas com afinidades. Sua persona não precisa ser igual a você, mas você precisa conhecer e gostar dela. Se é essa a pessoa com quem você vai trabalhar é preciso gostar, não é mesmo?

Então, busque por grupos com posicionamentos semelhantes, procure conhecer influenciadores e  blogueiros, eles tem plataformas que podem te impulsionar. Conheça as culturas de consumo desses grupos.

E, naturalmente, faça-se apreciar por essas pessoas, porque o seu negócio vai começar quando elas procurar por você, e não mais o contrário.

 

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