fbpx

Blog

Perfil Comportamental – uma bússola para direcionar a sua vida

Perfil Comportamental – uma bússola para direcionar a sua vida

Assuma a direção das suas emoções e comportamentos para chegar ao sucesso que deseja

Já parou para pensar que grande parte dos seus problemas – privações financeiras e até mesmo limitações pessoais e profissionais – podem ter sua origem na falta de conhecimento do seu perfil comportamental?

Não entender as suas habilidades e possibilidades como pessoa ou profissional, assim como não reconhecer a sua própria essência, ou até não entender as pessoas com as quais convive, pode ter te levado a fazer coisas que fogem da sua própria capacidade, a tomar decisões e ter atitudes que não tem habilidade nenhuma para realizar.

Esse é o ponto central deste artigo. Se você busca ou deseja atingir um melhor desempenho, saiba que o perfil comportamental ajuda a entender os mecanismos que te motivam a agir como age e a fazer o que faz. Isso é fundamental para alcançar os resultados que você busca.

Por que fazemos o que fazemos?

Todos nós, seres humanos, somos movidos por emoções. São as emoções que motivam os nossos comportamentos. As emoções afetam a percepção que temos das pessoas, das situações e do ambiente em que vivemos. Consequentemente, elas também afetam os nossos relacionamentos e situações nos ambientes que estamos.

Praticamente todas as pessoas expressam suas emoções por meio do comportamento e da sua comunicação não verbal (seus gestos). Assim, em geral, tratamos os outros como se pensassem e agissem como nós. Ou como gostaríamos que agissem. Porém, cada indivíduo pensa, vê e sente o mundo de maneiras diferentes e específicas, de acordo com seus próprios paradigmas, sistema de crenças e interesses.

E aqui está o primeiro ponto que quero chamar a sua atenção: traçar o perfil comportamental é importante para entender quais emoções estão motivando a pessoa a fazer o que faz, a agir da forma que age.

Mas afinal, o que é o Perfil Comportamental?

O Perfil Comportamental é uma metodologia utilizada no mundo inteiro que objetiva compreender o comportamento das pessoas, identificando padrões comportamentais e entendendo as emoções cotidianas.

Ao conhecer o seu próprio perfil, você poderá desenvolver certas qualidades e aprender a usar melhor os seus aspectos comportamentais positivos, e a ajustar os negativos.

Você se conhece realmente?

De modo geral, todos nós sabemos mais ou menos o que nos agrada ou nos incomoda. Isso certamente não é diferente com você. Porém, poucos sabem a razão de isso ser assim, porque aceitamos certas pessoas ou situações, e detestamos outras. E muito menos ainda são aqueles que têm a clareza de se ver e se entender de uma maneira organizada, ou seja, dentro de um sistema ordenado que segue certas regras, e, justamente por isso, vem a ser mais ou menos previsível.

O Perfil Comportamental, portanto, é uma ferramenta de autoconhecimento. Aplicado por meio de um questionário, com perguntas simples, em que as respostas trazem luz a sua personalidade.

Perfil Comportamental não é um rótulo

Atenção, é muito importante que você saiba que o seu perfil comportamental não te define. Ou seja, a forma como você se comporta em determinadas situações, são reflexo das emoções. Então, ao identificar o seu perfil de comportamento, estaremos identificando as emoções que estão presentes naquele momento, e qual é o seu padrão de reação a elas.

Gosto de apresentar o perfil comportamental como uma bússula. Se você sabe onde quer chegar, quais os resultados que quer alcançar, irá precisar de um direcionamento para isso. Traçar a melhor rota. E tendo consciência do seu padrão de comportamento, e das emoções que estão influenciando suas decisões, você tem condições de ajustar ou mudar aquilo que está te impedindo de chegar onde deseja.

Como identificar o Perfil Comportamental

Como disse acima, para traçar o perfil comportamental é feito um teste, por meio de um questionário muito simples, que aborda como enxergamos e nos comportamos a partir de:

–  situações e influências externas: família, amigos, religião, sociedade, etc;

– situações e influências internas: ser, sentir, entender, perceber, se relacionar com as pessoas e o mundo.

O somatório das situações que estamos inseridos, e as emoções que se relacionam com cada uma delas, é que irá te ajudar a enxergar e reagir à própria vida. E compreender tudo isso é fundamental, pois a partir disso, você pode orientar suas próprias competências e habilidades, e direcionar para a sua carreira ou relações humanas.

Como exemplo, a Karine do Testando Ferramentas, que a partir do seu Perfil Comportamental, conheceu a sua verdadeira essência, acessou o seu potencial e direcionou todo o seu posicionamento como profissional. Com isso, ela encontrou o caminho para atingir um alto desempenho e realizar o seu sonho de lançar sua própria plataforma digital.

Assuma a direção da sua vida!

Se você deseja assumir também a direção das suas emoções e comportamentos, e dessa forma, atingir resultados positivos de uma maneira sistêmica na sua vida, você irá precisar de um guia para te mostrar as rotas corretas para chegar ao lugar que deseja!

Então, fica aqui o meu convite para conhecer o meu trabalho! Entre em contato por meio do e-mail patricia@pjpress.com.br, ou whastapp (54) 99165-2190 e saiba como eu posso te ajudar neste processo de autoconhecimento.

 

Por Patrícia Janczak

Ajudo pessoas a construir suas histórias a partir do que é bom, dar luz àquilo que pulsa em seus corações. ❤ E dessa forma, poder ter histórias lindas para contar!
Coaching Comportamental / Autoconhecimento / Mindfulness / Mentoria

Leave a comment

WhatsApp Chama ae