fbpx

Blog

Planejamento estratégico – método “La casa de Papel”

Planejamento estratégico – método “La casa de Papel”

As melhores aulas de planejamento estão em “La casa de papel”

Quem não viu a série “La casa de papel”, faça isso. É um roteiro extremamente estrategista. Assisti a terceira temporada e minha vontade é começar tudo outra vez, trata-se de um texto genial.

Nos novos episódios eles vem com um plano bombástico! Chegam fazendo barulho e aplaudidos pela multidão para roubar o Banco da Espanha. Afinal, são os ladrões mais queridos da atualidade.

A melhor resenha para esse filme é que o mocinho é um bandido e sequestrador muito inteligente, técnico e negociador, sangue frio e excelente ator. 

O professor, personagem que planejou todo o assalto, estudou cada uma das personalidades que estariam envolvidas, para que assim, pudesse prever todas as possibilidades. Ele é jogador de Xadrez, que é um jogo estratégico que requer planejamento de longo prazo para obter vantagens na partida. Ele também conhece todo o manual de negociação com o sequestrador, que é o que possibilita a interpretação da linguagem da polícia.

O cinema é uma das indústrias mais ricas do mundo e eles contam histórias. Tá aí, comece fazendo cinema nas suas redes sociais, quem sabe se torne um grande empresário de cinema no futuro (brincadeiras à parte, mas lembre-se que nada é impossível).

A imagem símbolo

Salvador Dalí foi um famoso pintor catalão. Conhecido por fazer um trabalho surrealista, que chamava atenção (e ainda chama) por imagens bizarras com excelente qualidade plástica. A famosa máscara da casa de papel virou símbolo de resistência no mundo todo. No filme é mostrado exemplos de manifestações pelo mundo em que pessoas usam a máscara de Dalí.

A série completa da Casa de Papel dá show de planejamento e de estratégias. Canalize para situações da sua vida e observe como cada possibilidade de seguir novos caminhos, Cada atitude, uma nova perspectiva.

Método Aikido

Utilizar a seu favor a força do inimigo. Então, quando a força do inimigo é maior que a sua, use sua inteligência a seu favor e transforme a estratégia dele em uma oportunidade. Deixe-o vulnerável aos erros. Quem assistiu à terceira temporada vai entender do que estou falando. Como a polícia agora conhece quem são os bandidos e como eles agem, eles precisam revidar com mais potência. O professor chamou de método Aikido, quando ele prevê que a polícia vai vir com todas as forças para pegá-los.

Aikido ou aiquidô (em japonês合気道 aikidō) é uma arte marcial em que os seus praticantes pudem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidōka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. Fonte: Wikipédia

O grupo está de volta para salvar um dos seus que foi capturado pela polícia e está sendo torturado. Antigas técnicas de guerra usam a tortura em favor, a chantagem, o limite. São técnicas, usadas ainda hoje e, aprimoradas com interrogatório, que alegam que se eles (os torturados) ao sentir a brutalidade abrem uma oportunidade para negociar. O professor e seu grupo revidam com a força, mas a força do marketing, eles tem o apoio popular e contra-atacam com a força do prestígio.

Plano Alcatraz

Nenhum plano é perfeito. Todo plano, por melhor que seja tem falhas.

Essa é a melhor lição de todas. Esteja preparado para falhar!

O “plano de Alcatraz” entrou no roteiro em uma situação de extremo limite. Pois, era o plano do Professor caso o plano falhasse, e falhou, mas como falamos, ele tem uma estratégia para cada situação. A princípio, a analogia com “Alcatraz”, que no dicionário informal quer dizer: “aquele que conserta ossos” está relacionada ao próximo passo que é o plano de fuga. Similarmente, Alcatraz é uma ilha, uma fortaleza mitológica que ganhou força em 1934. Ano em que Alcatraz virou uma penitenciária de segurança máxima, recebendo os bandidos mais violentos dos Estados Unidos.

Três fatores garantiam essa justificada fama: a localização do presídio, suas rígidas regras disciplinares e a grande quantidade de guardas. “Alcatraz é uma ilha rodeada por águas muito frias e fortes correntes marítimas – isso dificultava as fugas. Mas mais importante era o número de guardas, numa proporção muito maior que a de outras prisões. Havia em média um guarda para cada sete detentos”. Afirma o americano Craig Glassner, encarregado da ilha de Alcatraz no Serviço de Parques Nacionais dos EUA. A prisão funcionava na ilha situada na baía de São Francisco, na Califórnia, a 2 km da costa.  Nos quase 30 anos em que a prisão funcionou, 34 presidiários tentaram fugir de lá. Oficialmente, ninguém conseguiu. fonte: Superinteressante.

Então, sobre essa analogia só vamos pode comentar na quarta temporada, porque infelizmente assim terminou a terceira.

Ah, e antes que eu esqueça, preste atenção na regra numero 1 – “Não deixar as relações amorosas interferir no roubo”. Os maiores erros aconteceram quando existe envolvimento.

Karine Hasse

One Reply to “Planejamento estratégico – método “La casa de Papel””

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae