fbpx

Blog

Planejamento Estratégico passo a passo

Planejamento Estratégico passo a passo

Planejamento Estratégico – Definindo os caminhos

Alice: “Você pode me ajudar?”

Gato: “Sim, pois não.”

Alice: “Para onde vai essa estrada?”

Gato: “Para onde você quer ir?”

Alice: “Eu não sei, estou perdida.”

Gato: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Fonte: Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas

 

Assim como no trecho da história de Carroll, a clareza acerca de onde se quer chegar deve direcionar o seu trabalho, independente de qual for. Imagine o lugar mais alto que você quer alcançar. Não tenha modéstia e em momento algum duvide de você mesmo. Com isso em mente, comece a planejar o caminho que deve percorrer para chegar em qualquer que seja o lugar que você quer chegar.

Análise do ambiente em negócios digitais

Ora, não tem nada de errado em olhar o trabalho dos outros, está na rede para isso. Afinal, Antoine Lavoisier, considerado o pai da Química, já dizia “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Tenha ideias, crie insights, estude o ambiente.

Antes de fazermos listas dos passos de um planejamento estratégico, vamos conversar sobre  seu foco. Sobretudo, você precisa ter certeza do que quer vender e, sendo assim, observar se já deu certo para outras pessoas. Nesse caso, vá em busca das suas palavras chave. Por exemplo, você quer abrir uma loja para vender martelos, veja no Google se as pessoas buscam por “como pregar bem”? Descubra o que o Google te responde se você pesquisar por “o melhor martelo do local”. Note o que dá certo, quais são as oportunidades e onde o concorrente está errando e deixando a desejar.

Comece pela disciplina

Os fatores de sucesso dependem de como você irá definir suas estratégias e para quem irá destinar. Conheça bem o seu negócio e a sua persona, delimite, defina, antes de espalhar sua ideia por aí.

– Tenha disciplina, cumpra com prazos e horários, sempre!

– Dedique um tempo de seu dia (todos os dias) pra ler artigos sobre negócios e como a era digital se atualiza, esteja ligado nisso!

– Trabalho em equipe exige tolerância aliada ao bom senso!

– Atitude e dinamismo todos os dias!

– Criatividade! Qualquer ideia tosca pode se tornar uma grande ideia, seja simples, não tenha vergonha de criar, conversar com contatos afins, isso ajuda muito a polir sua reflexão!

– Observe quem são os líderes do grupo!

Como você costuma organizar seus compromissos? Suas metas? Sua lista de supermercado?

Seu guarda roupas é organizado por cor ou pelo tipo de peças? Eu costumo arrumar meu guarda roupas duas vezes no ano, uma quando chega o inverno e a outra quando o inverno vai embora. Descem as calças e sobem as saias e bermudas. Descem os casacos e sobem as blusinhas regatas, também descem as botas e sobem as sandálias. Isso quer dizer que as peças mais funcionais ficarão mais próximas da minha linha de visão e alcance. Não é assim? Ao analisar o ambiente e perceber que frio está voltando, trago novamente os casacos para os lugares estratégicos do guarda roupas, aqueles lugares que ficam na linha dos olhos onde vou escolher e pegar as peças com maior facilidade.

Isso se chama planejamento estratégico. Independente do nível da organização, o mais importante é que seja funcional e que cada setor consiga se comunicar entre si e com o outro.

Philip Kotler, tido como o “pai do Marketing”, definiria como “uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Viram? Essa é a definição de Kotler para o meu guarda roupas. É o planejamento estratégico que dá o nível institucional da organização.

“Design Thinking”

Em primeiro lugar, faça um organograma, promova brainstorm com a equipe, com parceiros, com amigos, com quem quiser colaborar. Sendo assim, discuta os pontos fortes e pontos fracos, prepare se para iniciar o processo.  Monte check lists, crie ilhas, faça o design da produção, excite um marketing colaborativo em que todos atuam na criação das pautas.

O chefe reconhece os talentos de cada um, visto que, sabe onde cada um se encaixa. Então, faça você mesmo o seu o passo a passo.

Passo a passo do planejamento estratégico:

Determine os principais KPIs

A Sigla para Key Performance Indicators, os famosos KPIs, são os indicadores-chave do desempenho da sua estratégia. São as métricas que irão definir o que é relevante para o seu negócio. Uma análise feita com números baseada nos resultados.

Mas preste atenção: não surte com número de seguidores em redes sociais, eles não determinam conversão, quer dizer que nem todos serão seus clientes só porque estão te seguindo.

Faça a análise SWOT:

Tenha em mente o seu funil de vendas

Defina seu público alvo

Defina estratégias de orçamento

Em resumo, com tudo definido e bem organizado você começa a desembolsar. Assim as chances de investir certo são maiores.

Veja bem, com um site bem indexado você pode investir em ADS, antes disso os resultados serão menores. Nas redes sociais é a mesma lógica, antes de contratar anúncios você já deve ter um tipo de público definido e um conteúdo de engajamento postado, para que ao chegar até você por um anúncio, o cliente tenha onde navegar para saber mais sobre você.

Esteja munido de bons contatos de prestadores de serviços, afinal é preciso valorizar os talentos de cada profissional.

 

Vocês viram que o marketing segue uma lógica estratégica?

A cada texto repetimos uma série de tarefas que temos que cumprir a cada etapa do planejamento.

Leave a comment

WhatsApp Chama ae