Artigo: SEO e otimização de sites

Fernando Santos é autoridade em SEO na Grupo Studio

Uma das coisas que deve-se ter em mente em relação ao uso do WordPress para criação de sites, é o número incrivelmente grande de plugins que  a ferramenta oferece. Esses plugins ajudam a incrementar o site, dando novas funcionalidades sem a necessidade de um programador para criá-las. No entanto, é sempre preciso ter certos cuidados com sua utilização pois, podem se tornar portas de entradas de invasores. As dica aqui é sempre verificar a última atualização do plugin e se ele é compatível com a última versão do WordPress.

Outra informação muito relevante é que quando as pessoas questionam se a utilização do WordPress é a melhor opção para seu negócio, a resposta é sim. Essa ferramenta esta sempre atenta às atualizações dos motores de busca (Google, yahoo, Bing, etc), principalmente o Google.

É de praxe que os profissionais envolvidos com  o desenvolvimento da ferramenta estejam atentos às diretrizes do Google, isso porque o gigante das buscas está sempre aplicando atualizações para trazer os melhores resultados para seus usuários. Então, ferramentas como o wordpress estão sempre  em conformidade com essas diretrizes.

É uma das melhores ferramentas para aplicação das técnicas de SEO

O SEO para quem não sabe é a sigla para SEARCH ENGINE OPTIMIZATION, em bom português, do “Brazil”, otimização de sites. As técnicas de SEO e aplicadas em um site ajudam o mesmo a aparecer nos resultados de pesquisa. Quando o usuário faz buscas específicas, o seu site deve estar preparado para aquele tipo de pesquisa, ele irá aparecer:

A economia em cliques aqui é garantida quando são aplicadas as técnicas de otimização. No WordPress você consegue aplicar essas técnicas diretamente no site ou com utilização de plugins para isso.

Falando em plugins, eles estão ligados à esse sistema assim como os Anéis de Saturno estão ligados ao planeta (ok exagerei na metáfora!) mas quando inicio um site, procuro sempre usar uma lista padrão para começar:

Contact Form 7:

É uma formulário de e-mail muito simples e de configuração mais simples ainda. Acredite você irá precisar de um.

Elementor:

É uma ferramenta para construção do design do site. Ela tem funções gratuitas, mas se você precisar dar aquele “up” pode utilizar a versão paga. Com a versão gratuita, já dá para fazer um belo site.

Search Engine Insights:

Eu amo essa ferramenta, de paixão, porque facilita minha vida em todos os sentidos. Ela é ligada ao Google search Console e mostra os dados dessa ferramenta do Google dentro do painel administrativo do WordPress sem que eu precise entrar no diretamente no Console do Google. Os dados que  preciso sobre as visitas não pagas estão lá.

Yoast SEO:

Entre as ferramentas utilizadas para ajudar no trabalho de SEO de um site o Yoast é uma das mais populares. Gosto muito. A dica aqui é não seguir cegamente as recomendações que essa ferramenta apresenta , pois como eu disse, os motores de busca estão sempre atualizando e o que você faz hoje relacionado ao SEO pode ser que não tem validade amanhã.

Essa ferramenta ajuda também na maneira como os dados do seu site irão aparecer no Google

No exemplo acima  o Google ainda não realizou a atualização em seus bancos de dados dessa página, mas quando isso ocorrer, possivelmente terá o aspecto da primeira imagem.

Ferramentas de análise que você precisa implementar:

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise do Google que ajuda você a ter diversas ideias relacionadas às visitas. Ela gratuita também, você pode utilizar um plugin para ligá-lo ao WordPress e fazer algumas verificações pontuais. Particularmente prefiro verificar diretamente a ferramenta pela quantidade de informação que ela nos traz.


Google Search Console:

É uma ferramenta focada na análise de problemas do seu site e nas visitas orgânicas (visitas não pagas). É uma ferramenta importante nas aplicações de SEO, por ser do Google, ela consegue deixar as informações atualizadas em relação ao seu site. Assim como o Google Analytics, podemos utilizar um plugin para ter os dados relacionados a visitas, impressões etc, mas, para erros no sites, é fundamental que você utilize diretamente a ferramenta.

 

Em relação ao Start de um site são essas ferramenta que utilizo. Com o tempo, você terá as suas incluídas conforme suas necessidades. Teste sempre dentro do possível, avalie o que melhor traz resultados para o seu negócio e seja Feliz. Era isso.