fbpx

Blog

WordPress faça você mesmo: site pronto em 1 hora

WordPress faça você mesmo: site pronto em 1 hora

É possível fazer um site em 1 hora? Tudo é possível com foco e determinação e wordpress

Criar um site é rápido, o wordpress é a melhor ferramenta para isso, já falamos sobre isso aqui. O que talvez não tenha ficado muito claro é COMO fazer, ok? Então só posso informar que lamento mas não existem fórmulas. Calma aí, não abandone a leitura agora, estamos só começando. Ainda preciso contar como foi o evento do Wordcamp, o evento oficial do WordPress, no sábado passado (15jun19).

wordcamp
Karine Hasse – Jornalista e idealista

Sim, foi nesse último fim de semana em Porto Alegre e de fato, é verdade o que contamos acima. Hoje o WordPress é a melhor ferramenta para a criação, indexação e rankeamento de sites.  No evento estiveram presentes dezenas de profissionais da TI e também, pessoas como eu, que até pouco tempo atrás não sabiam nem por onde começar. Pessoas que só precisaram dar o primeiro passo porque talento e determinação elas tinham de sobra.

Mas você não sabe como começar? Fique tranquilo e comece! Conheci uma galera muito dinâmica que, descobrindo sozinhas, hoje estão com suas empresas online bombando. Pessoas como o Fernando, e ele pode te ajudar, já vou falar dele, aguenta aí.

Diferenças entre .com e .org

Mas antes de ir adiante, preciso esclarecer uma coisa: WordPress.com é uma excelente ferramenta para quem não têm experiência, mas precisa de um site rápido. Já o WordPress.org é para quem pode contar com a ajuda de um desenvolvedor php frontend.

Entenderam a diferença? Não né? Então vai: a plataforma .com é paga e a .org é gratuita. Na plataforma paga, você vai seguindo o passo a passo e ela faz o trabalho de automação com o sitemap. Já na plataforma gratuita você precisa fazer tudo manualmente como já falamos anteriormente nos posts sobre Sitemaps e Seach Console.

E por que eu disse que não existe fórmula se logo em seguida eu disse que o WordPress te dá o passo a passo? Porque em cada passo você faz suas escolhas, você escolhe seu template, e vai personalizando o seu site, escolhe cores, põe a tua cara nele.

Convidei essa pessoa especialíssima que que o Wordcamp me apresentou, para contar mais sobre esses tais passo a passo, o Fernando Santos é autoridade em SEO na Grupo Studio, ele foi um dos palestrantes do evento.

Saca só as dicas Fernando:

wordcamp
Fernando Santos “o cara” do SEO

“ Uma das coisas que se deve ter em mente em relação ao uso do WordPress para criação de sites, é o número incrivelmente grande de plugins que  a ferramenta oferece. Esses plugins ajudam a incrementar o site, dando novas funcionalidades sem a necessidade de um programador para criá-las. No entanto, é sempre preciso ter certos cuidados com sua utilização pois, podem se tornar portas de entradas de invasores. As dica aqui é sempre verificar a última atualização do plugin e se ele é compatível com a última versão do WordPress.

Outra informação muito relevante: quando as pessoas questionam se a utilização do WordPress é a melhor opção para seu negócio, a resposta é: o wordpress é uma ferramenta que está sempre atenta às atualizações dos motores de busca (Google, yahoo, Bing, etc), principalmente o Google.

É importante que os profissionais envolvidos com  o desenvolvimento da ferramenta estejam atentos às diretrizes do Google. Isso porque o gigante das buscas está sempre aplicando atualizações para trazer os melhores resultados para seus usuários. Então, ferramentas como o wordpress precisam estar sempre  em conformidade com essas diretrizes.

 

É uma das melhores ferramentas para aplicação das técnicas de SEO

O SEO para quem não sabe é a sigla para SEARCH ENGINE OPTIMIZATION, em bom português, do “Brazil”, otimização de sites. As técnicas de SEO e aplicadas em um site, ajudam o mesmo a aparecer nos resultados de pesquisa quando fazemos buscas específicas, e se o seu site estiver preparado para aquele tipo de pesquisa, ele irá aparecer:

A economia em cliques aqui é garantida quando são aplicadas as técnicas de otimização. No WordPress você consegue aplicar essas técnicas diretamente no site ou com utilização de plugins para isso.

Falando em plugins, eles estão ligados à esse sistema como os Anéis de Saturno, estão ligados ao planeta, (ok exagerei na metáfora!) mas quando começo por um site, procuro sempre usar uma lista padrão para começar:

Contact Form 7:

É um formulário de e-mail muito simples e de configuração mais simples ainda. Acredite você irá precisar de um.

Elementor:

É uma ferramenta para construção do design do site. Ela tem elementos gratuitos, mas se você precisar utilizar para  dar aquele “up” pode utilizar a versão paga. Na versão gratuita, já dá para fazer um belo site.

 

Search Engine Insights:

Eu amo essa ferramenta, de paixão, porque facilita minha vida em todos os sentidos. Ela é ligada ao Google search Console e mostra os dados dessa ferramenta do Google dentro do painel administrativo do WordPress sem que eu precise entrar no diretamente no Console do Google. Os dados que  preciso sobre as visitas não pagas estão lá.

Yoast SEO:

Entre as ferramentas utilizadas para ajudar no trabalho de SEO de um site o Yoast é a mais popular. Gosto muito. A dica aqui é não seguir cegamente as recomendações que essa ferramenta apresenta , pois como eu disse, os motores de busca estão sempre atualizando e o que você faz hoje relacionado ao SEO pode ser que não tenha validade amanhã.

Essa ferramenta ajuda também na maneira como os dados do seu site irão aparecer no Google

No exemplo acima  o Google ainda não realizou a atualização em seus bancos de dados dessa página, mas quando isso ocorrer, possivelmente terá o aspecto da primeira imagem.

Ferramentas de análise que você precisa implementar:

Google Analytics: O Google Analytics é a ferramenta de análise do Google que ajuda você a ter diversas ideias relacionadas às visitas. Ela gratuita também, você pode utilizar um plugin para ligá-lo ao WordPress e fazer algumas verificações pontuais. Particularmente prefiro verificar diretamente a ferramenta pela quantidade de informação que ela nos traz.

Google Search Console:

É uma ferramenta focada na análise de problemas do seu site e nas visitas orgânicas  (visitas não pagas). É uma ferramenta importante nas aplicações de SEO. Por ser do Google, ela consegue deixar as informações atualizadas em relação ao seu site. Assim como o Google Analytics, podemos utilizar um plugin para ter os dados relacionados a visitas, impressões etc, mas, para erros no sites, é fundamental que você utilize diretamente a ferramenta.

Em relação ao Start de um site são essas ferramenta que utilizo. Com o tempo, você terá as suas incluídas conforme suas necessidades. Teste sempre dentro do possível, avalie o que melhor trás resultados para o seu negócio e seja Feliz. Era isso.

Perguntas para o Fernando, Galera?

– Quem tiver dúvidas por deixar sua pergunta nos comentário ou contatar a consultoria do colega: https://fernandofsantos.com.br 

 

Eu só quero deixar minhas últimas considerações sobre o carregamento do site: 

Tome cuidado para não deixar o site muito pesado, escolha somente os plugins necessários, lembre-se que são 3 segundos de carregamento, a partida daí as pessoas começam a perder o interesse. Os plugins são feiticeiros, te cativam e você entra no encanto deles, não baixe todos,  as dicas do Fernando são ótimas, não se emocione.

WordPress Definitivo: 

É um site com dezenas de cursos online gratuitos para você aprender a mexer na ferramenta e criar seu site rapidinho.

E muito obrigado Wordcamp 2019!!!

2 Replies to “WordPress faça você mesmo: site pronto em 1 hora”

  • Leave a comment

    WhatsApp Chama ae